14 de dezembro 2022

Politécnico de Leiria Distingue mais de 1.000 Estudantes-Atletas na 18.ª Gala do Desporto

O presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, enalteceu o «espírito de entrega e dedicação» dos mais de 1.000 estudantes-atletas do instituto e agradeceu os seus contributos para «tão bem dignificarem a instituição», no decorrer da 18.ª Gala do Desporto, realizada a 14 de dezembro, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). A cerimónia reconheceu publicamente o esforço e dedicação dos 1.067 estudantes-atletas do Politécnico de Leiria, em mais de 30 modalidades, realçando a importância atribuída pela instituição à prática desportiva.

«Desporto significa saúde física e mental, pelo que é nossa missão continuarmos a incentivar a prática desportiva por parte dos nossos estudantes», referiu Carlos Rabadão, acrescentando que «este ano foi particularmente importante pela realização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários da época 2021/2022, nas cidades de Leiria e Marinha Grande, organizadas pelo Politécnico de Leiria, o que reconhece o prestígio da prática desportiva da nossa instituição a nível nacional».

Dos 1.067 estudantes-atletas inscritos no ano académico 2021/2022, 186 estiveram em competição em oito modalidades coletivas e 27 em modalidades desportivas individuais.

Da época desportiva 2021/2022 destaca-se a conquista por parte dos estudantes-atletas de cerca de 20 medalhas nas várias modalidades desportivas, das quais seis foram ouro, o alcance de três novos recordes e o facto de um dos estudantes ter sido reconhecido pelo seu fair play com um cartão branco num jogo de andebol, entre outros feitos alcançados.

PRÉMIOS

  • “Fair Play”: Eduardo Couto
  • “Mérito Desportivo”: Tiago Pereira (futsal), Cátia Pereira (atletismo, disciplina de corta-mato), João Martins (judo, na categoria -60kg), a equipa de karting e a de futsal masculino.
  • “Campeões Nacionais”: Equipa de Karting, Bernardo Pereira (atletismo em pista coberta, 400 metros), Eliana Bandeira (lançamento do peso), Evelise Veiga (salto em comprimento), Frederico Curvelo (atletismo, pista ao ar livre, disciplina de 100 metros), Raquel Gomes (lançamento do disco), Keneth Inácio, Pedro Chá-Chá, João Pinto e Bernardo Pereira (estafeta medley).
  • “Treinadores do Ano”: Bruno Costa e Hélder Silva (futsal).
  • “Atletas Revelação”: Raquel Gomes (atletismo, disciplina de lançamento do disco) e Guilherme Pereira (atletismo, disciplina de salto com vara) .
  • “Atletas do Ano”: Bárbara Ferreira (andebol) e Eduardo Oliveira (futsal).

Na cerimónia esteve presente a vice-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Beatriz Leandro, que começou por referir que «estes momentos, que representam o culminar de uma época desportiva e da sua celebração, constituem uma excelente oportunidade de reflexão». «O grande acontecimento deste ano foi a conquista da organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. O Politécnico de Leiria encontrou no desporto uma forma agregadora e inclusiva de juntar dois municípios vizinhos [Leiria e Marinha Grande] na organização daquele que é o maior evento desportivo universitário», enalteceu Beatriz Leandro.

» Nota de Imprensa | » Álbum de Fotografias