In Market: 6 de dezembro

Da Inovação ao Mercado

Politécnico de Leiria Organiza In Market

Ser um espaço de divulgação, valorização e partilha das tecnologias e/ou produtos inovadores desenvolvidos no âmbito das atividades de I&D+i, e simultaneamente gerar oportunidades de transferência dessas tecnologias para o mercado, é o objetivo do evento “In Market – Da Inovação ao Mercado”, promovido pelo Politécnico de Leiria, que vai decorrer no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 9h30, no Edifício da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI). A iniciativa destina-se a todos os atores com um papel ativo no pipeline da investigação, inovação e valorização no mercado, incluindo investigadores, docentes e estudantes do ensino superior, centros de interface, centros tecnológicos, incubadoras, aceleradoras e empresas.

O evento inicia com a receção aos participantes, pelas 9h30, seguindo-se a sessão de abertura sobre “Sensibilização para a valorização e transferência de I&D+i”, com a presença de Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria, e Henrique Carvalho, diretor executivo da NERLEI.

Pelas 10h00 tem lugar a apresentação “Aplicabilidade dos Direitos de Autor”, por Gonçalo Gil Barreiros, da PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados – Sociedade de Advogados. Quando forem 11h15, Patrícia Marques, da J. Pereira da Cruz, S.A., aborda a temática “Pesquisa em bases de dados de patentes”, seguindo-se a intervenção de Bárbara Gomes, do Instituto de Medicina Molecular, sobre “Valorização comercial dos resultados de I&D+i”.

Após um almoço volante, entre as 13h00 e as 14h30, inicia-se uma sessão de networking e apresentação de casos práticos, sob o mote “Inovação Colaborativa entre o Politécnico de Leiria e as Empresas”, com a presença de Jorge Brandão, vogal executivo do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), e Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

Para as 16h45 está agendado o lançamento da iniciativa “Desafios de I&D das Empresas”, ao qual se segue, pelas 17h00, uma Mostra de Propriedade Industrial do Politécnico de Leiria. A instituição possui atualmente mais de 300 concessões de direitos de propriedade intelectual, entre as quais 59 patentes, nacionais e internacionais.

O evento enquadra-se no projeto “INOVC+ – Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro”, financiado pelo Centro 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do AVISO CENTRO-46-2021-23 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas – “Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico”.