Politécnico de Leiria formaliza cooperação com a província chinesa de Henan
O Politécnico de Leiria recebeu a comitiva chinesa da Província de Henan, no dia 23 de setembro, com o objetivo de estreitar laços de cooperação no âmbito académico e científico.
Neste contexto, foi assinado um Memorando de Entendimento com a Universidade de Henan, visando a promoção de programas de intercâmbio ao nível do ensino e da investigação.
Fundada em 1912, esta universidade possui cerca de 50 mil estudantes, distribuídos por 40 faculdades, nas áreas das ciências, engenharias, humanidades e saúde. Com um forte compromisso com a investigação científica, a universidade desempenha um papel significativo no desenvolvimento académico e tecnológico da China.
Henan é a terceira província mais populosa da China, com uma população de mais de 100 milhões de habitantes, albergando muitos locais de referência patrimonial da China. A economia regista taxas de crescimento acima da média nacional, com um setor de agroindustrial muito forte e com tradição em indústrias como o têxtil e o processamento de alimentos, apresentando esforços recentes para diversificar o parque industrial para áreas como a metalurgia, petróleo, cimento, químicos, maquinaria industrial e eletrónica. Produz tecnologias inovadoras também na indústria automóvel, nomeadamente na cidade de Zhengzhou, a capital da província chinesa de Henan.