OPSA Promove Novos Workshops para Estudantes e Docentes no mês de maio

O Observatório para o Sucesso Académico (OPSA) do Politécnico de Leiria está a promover, ao longo do mês de maio, um conjunto de workshops dirigidos a estudantes e docentes, com o objetivo de reforçar competências pessoais, académicas e pedagógicas e contribuir para o sucesso no ensino superior.

As iniciativas integram o plano de atividades do OPSA e abordam temas atuais e relevantes para a comunidade académica, como o trabalho em equipa, a gestão do stress académico, a promoção da inclusão no ensino superior e a utilização de ferramentas digitais e de inteligência artificial no contexto pedagógico.

Os workshops decorrem maioritariamente em formato online e são gratuitos para a comunidade académica do Politécnico de Leiria. Salvo exceções, não é necessária inscrição prévia, sendo o link de acesso às sessões enviado antecipadamente para o e-mail institucional dos participantes.

Estudantes

As sessões destinadas a estudantes procuram desenvolver competências transversais importantes para o percurso académico, promovendo estratégias de colaboração, bem-estar e gestão de desafios no contexto universitário.

6 de maio | 16h00 – 20h00
Gestão de Conflitos em Ambiente Académico (para estudantes) – Módulo 2 (online)
Sessão dedicada às Atitudes e estratégias face ao conflito em contexto escolar. Esta formação decorre até 3 de junho, em regime modular, permitindo frequência completa (com certificação e atribuição de 1 ECTS – microcredencial) ou participação por módulos (com certificado de participação, sem ECTS). 

» INSCRIÇÕES ABERTAS: consultar a informação disponível em: https://opsa.ipleiria.pt/workshops-estudantes/

7 de maio | 18h00 – 20h00
Out of The Box: criatividade e inovação (online)
Workshop dedicado ao desenvolvimento do pensamento criativo e à exploração de soluções inovadoras para problemas reais. A sessão desafia os estudantes a pensar fora da caixa, a questionar padrões e a reconhecer a criatividade como uma competência fundamental para o percurso académico e profissional.

8 a 10 de maio (Figueira da Foz)
Bootcamp – Inteligência Artificial para Estudantes (2.ª Edição)
Trata-se de uma formação imersiva, intensiva e prática onde vais aprender a utilizar de forma estratégica e ética das plataformas de IA para estudar, organizar ideias, escrever melhores trabalhos e relatórios, explorar informação em profundidade e, acima de tudo, ganhar tempo e melhorar os teus resultados. »» NOTA: Transporte, alimentação e alojamento incluídos na participação.

» INSCRIÇÕES GRATUITAS ATÉ 24 DE ABRIL: consultar a informação disponível em: https://opsa.ipleiria.pt/workshops-estudantes/

» MAIS INFORMAÇÕES

Docentes

No âmbito do Programa de Formação e Desenvolvimento Pedagógico do OPSA, são também dinamizadas ações destinadas a docentes, centradas na inovação pedagógica, na inclusão e na integração de tecnologias emergentes no ensino.

7 e 21 de maio | 09h00 13h00
Gestão de Conflitos em Ambiente Académico
 – Módulo 2 e 3 (online)
Sessão dedicada às Atitudes e estratégias face ao conflito em contexto escolar (7 de maio) | Sessão dedicada à Mediação de conflitos em contexto escolar: processo e técnicas (A participação neste módulo requer frequência prévia do Módulo 2).

Esta formação decorre até 18 de junho, em regime modular, permitindo frequência completa (com certificação e atribuição de 1 ECTS – microcredencial) ou participação por módulos (com certificado de participação, sem ECTS).

» INSCRIÇÕES: consultar a informação disponível em: https://opsa.ipleiria.pt

» MAIS INFORMAÇÕES


Com estas iniciativas, o OPSA continua a reforçar o seu compromisso com a promoção do sucesso académico e com o desenvolvimento de competências que apoiem estudantes e docentes na adaptação aos desafios do ensino superior contemporâneo.

» No âmbito do OPSA 2.0 foi desenvolvido o Guia Institucional de Apoio ao Estudante que te convidamos a consultar.

» Programa de Mentoria Opsa 2.0 (Estudante/Estudante): Inscrições Abertas