Politécnico de Leiria Distinguido com o Selo Estudante-Atleta

IPDJ Distingue o Politécnico de Leiria por Boas Práticas junto dos Estudantes-atletas

A 23 de outubro, no Teatro Thalia, em Lisboa, realizou-se a cerimónia de entrega dos “Prémios de Obtenção de Resultados de Mérito Desportivo 2023”, onde foram entregues distinções a oito instituições de Ensino Superior que fomentam a articulação entre as carreiras duplas dos/as estudantes-atletas.

o Politécnico de Leiria foi distinguido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o “Selo Estudante-Atleta”, tendo ficado na classificação geral em segundo lugar, em ex áqueo. No entanto, entre as instituições politécnicas candidatas, o Politécnico de Leiria posicionou-se em primeiro lugar com uma pontuação final de 90 pontos.

Destacamos a a entrega do “Prémio de Mérito Desportivo 2023” aos estudantes-atletas do Politécnico de Leiria: Eliana Bandeira, em resultado da excelente época desportiva alcançada pela atleta que culminou com a conquista do título de vice-campeã do mundo na modalidade Atletismo na disciplina do Lançamento do Peso, nos Jogos Mundiais Universitários 2023, e a 𝗗𝗶𝗼𝗴𝗼 𝗗𝗮𝗻𝗶𝗲𝗹, medalha de bronze na modalidade de Badminton, nos Jogos Europeus Paralímpicos de Roterdão (Holanda).

A titularidade do “Selo Estudante-Atleta” é válida por dois anos consecutivos, reportados à data da sua atribuição, neste caso até outubro de 2025.

O galardão tem como objetivo distinguir as Instituições de Ensino Superior que fomentam a articulação entre as carreiras duplas e reconhecer boas práticas junto dos/as estudantes-atletas, incentivando o apoio estrutural à carreira dupla, nomeadamente ao nível do acompanhamento e do sucesso académico.

A distinção através do Selo-Atleta visa incentivar as IES para que os estudantes-atletas beneficiem de melhores condições de conciliação da carreira dupla, académica e desportiva e, também, no pós-carreira desportiva, sendo este, igualmente, um fator de diferenciação positiva na capacidade de atrair estudantes.

Foto: IPDJ

Recorde-se que o Politécnico de Leiria havia sido distinguido, em 2021, com a Certificação Healthy Campus pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) e foi a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação mundial Healthy Campus (com a certificação máxima “platina”), distinção que tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica.

Em 2022, o Politécnico de Leiria, através da sua Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), obteve também a certificação da Bandeira da Ética, concedida pelo IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). Este é um reconhecimento, igualmente, importante para o Politécnico de Leiria, alinhado com os valores que reforçam o seu posicionamento na área do desporto onde, para além da formação, investigação e inovação de elevada qualidade, atua para formar cidadãos com elevados valores éticos, também através do desporto, e que se traduzam na vida pessoal e profissional.