Investimento de 3,7 milhões de Euros financiados pelo PRR

Politécnico Celebra Consignação de Empreitada para Renovação e Construção de Nova Residência nas Caldas da Rainha

O Politécnico de Leiria celebrou, no dia 23 de abril, a consignação da empreitada de renovação da Residência Mestre António Duarte, nas Caldas da Rainha, e da obra de construção da nova residência de estudantes naquela cidade, num investimento de 3,7 milhões de euros, financiados pelo Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES) – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com a concretização destas duas empreitadas, que se juntam à obra de reabilitação da Residência Rafael Bordalo Pinheiro, cuja inauguração está prevista para breve, Caldas da Rainha passará a ter, em 2026, um total de 289 camas para os estudantes.


A obra de renovação da Residência Mestre António Duarte visa a recuperação integral do edifício, com vista à melhoria do conforto e à promoção da eficiência energética, assim como uma readaptação de espaços e uma otimização do seu funcionamento. O edifício contemplará um total de 56 quartos, dois destinados a utilizadores com mobilidade condicionada, num total de 104 camas. A obra tem uma duração de 150 dias, estando a reabertura prevista para o início do próximo ano letivo.


No que se refere à construção da residência ‘Nova Caldas’, a ser edificada num terreno adjacente à Residência Mestre António Duarte, a mesma oferecerá 68 novas camas, contemplando, além do alojamento, zonas de refeição, áreas de estudo e de convívio, lavandaria, espaços de apoio ao funcionamento da residência, entre outros.


“Esta obra proporcionará um aumento significativo do número de camas disponíveis na cidade de Caldas da Rainha, que anualmente recebe entre 1.500 e 1.700 estudantes da nossa Escola Superior de Artes e Design”, afirmou o presidente do Politécnico de Leiria, recordando que a instituição teve nove candidaturas aprovadas no âmbito do PNAES, para renovação, reabilitação e construção de residências de estudantes, contemplando 13 edifícios, localizados em quatro cidades (Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Pombal).


“Foi em Caldas da Rainha que iniciámos a primeira obra, referente à reabilitação da Residência de Estudantes Rafael Bordalo Pinheiro, apresentando uma capacidade para 117 camas. A reabilitação desta residência, iniciada em 2024, já se encontra concluída, estando a sua reabertura prevista para breve. Desta forma, e com as empreitadas que estamos agora a adjudicar, a cidade passará a ter disponíveis três residências de estudantes, somando um total de 289 camas”, mencionou Carlos Rabadão.

A cerimónia contou com as intervenções de Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, João Pedro Silva, pró-presidente para as Infraestruturas e Sustentabilidade Ambiental do Politécnico de Leiria, Lino Pereira, administrador da ERGLIZ – Construções S.A., Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, bem como de Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

» ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DA CERIMÓNIA

NOTA DE IMPRENSA – Consignações das Empreitadas das Residências de Caldas da Rainha

Projeto de Renovação da Residência Mestre António Duarte – Caldas da Rainha
Projeto da Construção da Residência de Estudantes “Nova Caldas” – Caldas da Rainha
Administrador da ERGLIZ – Construções S.A., Lino Pereira, e Carlos Rabadão, Presidente do Politécnico de Leiria
Assinatura dos autos de consignação para a renovação da Residência Mestre António Duarte e construção da nova residência das Caldas da Rainha