Politécnico de Leiria participa em 5 Laboratórios Colaborativos

Politécnico de Leiria participa em 5 Laboratórios Colaborativos

Os Laboratórios Colaborativos (CoLABs), são associações privada sem fins lucrativos orientadas para a criação de valor económico e social tendo por base a difusão de conhecimento.

Os CoLABs são estruturas constituídas por empresas, universidades, centros tecnológicos e outras instituições que visam a criação, direta e indireta, de empregos de alto valor acrescentado em Portugal, através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

O Politécnico de Leiria participa em 5 CoLABs:

O BUILT CoLAB tem por objetivo desenvolver atividades de investigação, inovação e transferência de conhecimento, tendo em vista o aumento da produtividade, competitividade e crescimento sustentável do ecossistema do setor AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção, promovendo a transição digital e climática dos edifícios e infraestruturas, tornando-os adaptáveis, inteligentes, resilientes e sustentáveis.

Mais informação em:

https://builtcolab.pt/

O CoLAB Atlântico visa o avanço do conhecimento sobre as interações entre o Oceano, a Atmosfera, o Clima e a Energia no Atlântico, através de uma abordagem integrada e holística do mar profundo ao espaço. Ao desenvolver uma melhor compreensão do sistema atlântico, preparamo-nos para a utilização sustentável dos seus recursos e criamos um quadro para libertar o seu potencial para a sociedade, promovendo o crescimento azul e o emprego altamente qualificado.

Mais informação em:

https://colabatlantic.com/

O KIPT é o primeiro e único laboratório colaborativo inspirado no turismo que propõe aproximar as empresas e a academia. Propõe um plano de ação que se desenvolve em torno de três eixos estratégicos – conhecimento, emprego e competitividade sustentável – e cinco áreas de desenvolvimento centrais – informação; formação e educação; carreira e competências; certificação, qualidade e sustentabilidade; inovação e empreendedorismo – para dar resposta aos problemas do setor em geral, incluindo a mão de obra.

O  S2AQUAcoLAB tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da aquacultura, através da investigação sobre a otimização da produção, com a identificação de bioindicadores de saúde e bem-estar e abordar a problemática das alterações climáticas através da adaptação dos sistemas de produção. O objetivo final é gerar novos produtos, impulsionar o desenvolvimento tecnológico e explorar novas perspetivas de mercado.

O SMART FARM CoLAB  tem por objetivo a criação de soluções para os desafios das mudanças climáticas, digitalização da agricultura e desenvolvimento da economia circular adaptada às pequenas e médias unidades agrícolas. Aumentar a consciencialização das unidades agrícolas de pequeno e médio porte sobre a importância da agricultura 4.0 para aumentar os benefícios económicos e ao mesmo tempo impulsionar a produção sustentável e o uso eficiente dos recursos.

Mais informação em:

https://www.investir-tvedras.pt/programas/smart-farm-colab