Instituição Participou no 1.º Encontro Nacional de Estruturas de Igualdade de Género no Ensino Superior
O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) esteve presente no 1.º Encontro Nacional de Estruturas de Igualdade de Género no Ensino Superior, um evento que visou promover o debate, a formação e o fortalecimento de ações no campo da Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior (IES). No âmbito do encontro, a instituição firmou uma declaração que reafirma o compromisso com a promoção da igualdade de género, através da criação de redes colaborativas, partilha de boas práticas, realização de encontros regulares e envolvimento ativo da comunidade académica e da comunidade externa para a construção de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva.
Promovido pelo Grupo de Trabalho ‘Igualdade de Género’ da Rede Campus Sustentável, integrada pelo Politécnico de Leiria, o encontro decorreu no dia 7 de abril, no Instituto Politécnico de Tomar, com o objetivo de discutir estratégias e iniciativas para fomentar a partilha de boas práticas e de recursos de apoio disponíveis, criando um espaço de reflexão e de aprendizagem mútua para o fortalecimento das estruturas de igualdade de género no ensino superior.
«O Politécnico de Leiria tem vindo a consolidar o seu compromisso com a promoção da igualdade de género, através da implementação do seu Plano para a Igualdade de Género, Não Discriminação e Inclusão, que inclui ações contínuas de monitorização e avaliação. A nossa presença neste evento reafirma o papel ativo da instituição na construção de um ambiente académico mais inclusivo e equitativo», afirma Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria.
A participação do IPLeiria no 1.º Encontro Nacional de Estruturas de Igualdade de Género no Ensino Superior destaca o compromisso da instituição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o Objetivo 5 – Igualdade de Género, evidenciando o seu papel cooperativo na promoção de políticas, práticas e culturas institucionais que eliminem desigualdades e valorizem a diversidade.
No evento foi assinada uma declaração conjunta por parte das IES presentes, que pretende contribuir para o fortalecimento, de forma colaborativa, do papel da academia como agente transformador na construção de uma sociedade mais equitativa, diversa e respeitadora da dignidade de todas as pessoas.
A declaração estabelece a cooperação ativa para a partilha de experiências, desafios e boas práticas, a criação de uma Rede Nacional de Estruturas de Igualdade de Género para cooperação, colaboração e apoio mútuo, a promoção de encontros regulares, a organização de webinars periódicos e o envolvimento ativo, tanto da comunidade académica, quanto da externa.
O 1.º Encontro Nacional de Estruturas de Igualdade de Género no Ensino Superior foi dinamizado no âmbito da Rede Campus Sustentável, criada em 2018 durante o Encontro Campus Sustentável, com vista