Distinção Valoriza a Promoção de Práticas de Voluntariado, da sua Divulgação, Sensibilização e Mobilização
O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) acaba de ser distinguido com o Selo de Qualidade Academia Voluntária 2025/2026, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), como reconhecimento da promoção de práticas de voluntariado, da sua divulgação, sensibilização e mobilização. Para a atribuição deste selo contribuiu a dinamização de projetos e iniciativas como a Bolsa de Voluntariado, as campanhas de recolha de bens e alimentos, a ação ‘Sim à Dignidade Menstrual’, o voluntariado em atividades e eventos desportivos, entre outros.

«Esta distinção constitui não apenas um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, mas também um fator de motivação e de responsabilidade acrescida para darmos continuidade e aprofundarmos este caminho. Acreditamos que a missão do ensino superior vai além da formação técnica e científica de excelência: queremos contribuir ativamente para a construção de uma comunidade mais solidária, mais consciente e socialmente comprometida», afirma Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, salientando que a atribuição do selo «reforça o compromisso em formar estudantes que, além de excelentes profissionais, sejam também cidadãos responsáveis, dotados de competências sociais e humanas essenciais para a transformação positiva da sociedade».
O Selo de Qualidade Academia Voluntária é uma distinção atribuída às instituições de ensino superior, após processo de candidatura e de avaliação por elementos externos, pelo trabalho desenvolvido no último ano em prol da promoção da prática do voluntariado, constituindo-se uma ferramenta para a qualificação e responsabilização das práticas de voluntariado desenvolvidas, assim como para a criação de redes de partilha para a monitorização, promoção e implementação de projetos nesta área.
A distinção é uma garantia que as instituições de ensino superior cumprem os critérios de seleção definidos, atestados pela CASES, com resultados de monitorização disponíveis e validados relativos à continuidade das práticas de voluntariado.
Entre as principais ações desenvolvidas no último ano letivo pelo Politécnico de Leiria, além de campanhas de recolha de bens essenciais e de atividades em parceria com o Estabelecimento Prisional Leiria, destaca-se a campanha solidária ‘Sim à Dignidade Menstrual’, que convidou a comunidade académica de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, a doar produtos de higiene feminina, posteriormente entregues a várias estudantes em situação de vulnerabilidade, de diferentes nacionalidades (Portugal, Índia, Equador, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde e Brasil).


«Ao longo do ano, além de promovermos inúmeras ações internas de responsabilidade social, também nos unimos e associamos a campanhas e iniciativas dinamizadas nas comunidades locais. Estas ações são divulgadas e estão disponíveis na nossa Bolsa de Voluntariado, onde se podem inscrever todos os que estão interessados e têm disponibilidade para, de forma livre, desinteressada e responsável, participarem e contribuírem para o bem-estar dos outros», refere Carolina Henriques, pró-presidente do Politécnico de Leiria para a área da Saúde, Qualidade de Vida e do Bem-Estar.
Carolina Henriques destaca ainda a criação do Guia de Apoio ao Voluntariado do IPLeiria e a realização de uma ação de formação anual de voluntariado, com o propósito de sensibilizar e capacitar a comunidade académica para a importância do voluntariado, destacando as competências e valores adquiridos através destas atividades.
«As ações que vão sendo promovidas contam com um forte envolvimento dos nossos estudantes, docentes e técnicos. A nossa comunidade académica é muito sensível a estas questões de responsabilidade social e de voluntariado, e dá sempre uma resposta muito rápida às necessidades e aos desafios que vamos colocando», enaltece a pró-presidente do Politécnico de Leiria, para quem a atribuição do selo é “um orgulho” e o “reconhecimento que a instituição está num bom caminho, sempre ao serviço e em prol das pessoas e da comunidade, externa e interna».
O Selo de Qualidade Academia Voluntária é uma iniciativa da CASES, cuja missão é fortalecer o setor da economia social, aprofundando a cooperação entre o Estado e as organizações que o integram, bem como a prossecução de políticas na área do voluntariado. Procura apoiar as organizações da economia social, através do aumento do seu potencial, em estreita parceria com o Estado, fomentando o desenvolvimento socioeconómico do país.