Melhor classificação obtida a nível nacional
Politécnico de Leiria renova Selo Estudante-Atleta para o biénio 2025-2027
O Politécnico de Leiria renovou o Selo Estudante-Atleta, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), tendo recebido uma classificação de 93 pontos, a mais alta alcançada a nível nacional.
A cerimónia de entrega do Selo decorreu no dia 30 de setembro de 2025, em Matosinhos, integrada no Fórum Nacional de Desporto para Todos. A administradora dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria, Cláudia Toneca, e a coordenadora da Unidade de Desporto, Saúde e Bem-Estar, Cândida Bairrada, receberam oficialmente a distinção do IPDJ.
O Selo Estudante-Atleta visa distinguir as Instituições de Ensino Superior (IES) ou suas Unidades Orgânicas (UO) que fomentam a participação desportiva no ensino superior, com o objetivo de reconhecer boas práticas junto dos estudantes-atletas, incentivando o apoio à compatibilização da representação desportiva das IES com as obrigações académicas dos estudantes-atletas.
A atribuição do Selo Estudante-Atleta, válido por dois anos, resulta da avaliação das candidaturas submetidas pelas IES, numa ponderação mínima de 70 pontos, no conjunto das pontuações obtidas nos diferentes critérios elencados no regulamento. Para a atribuição do selo é considerada a implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta do ensino superior.


Os resultados obtidos evidenciam a existência de medidas que promovem a participação desportiva dos estudantes-atletas, tanto ao nível do acompanhamento da preparação desportiva e competitiva, como na promoção do sucesso académico, assim como medidas que possibilitam uma maior flexibilização das obrigações académicas em função dos compromissos desportivos em representação da instituição, a nível do processo de implementação do Estatuto Estudante-Atleta no Ensino Superior, garantindo as condições logísticas e os incentivos com vista a uma melhoria dos seus resultados académicos e desportivos.
Este resultado é o fruto de uma cultura institucional que valoriza o talento, a dedicação e o equilíbrio entre o estudo e o desporto, reforçando o papel do Politécnico de Leiria como referência no ensino superior em Portugal.