Politécnico de Leiria Prepara Curso sobre a União Europeia

No âmbito do consórcio e projeto Euro4VET

Politécnico de Leiria Prepara Curso de Formação sobre a União Europeia para Professores do Ensino Profissional

Expandir os conhecimentos das escolas de Ensino e Formação Profissionais (EFP) sobre as melhores formas de ensinar as matérias da União Europeia, através da atualização e qualificação das competências dos seus professores e alunos e do intercâmbio de experiências pedagógicas entre o ensino superior e escolas secundárias de EFP, é o grande objetivo do consórcio Euro4VET, um projeto das Redes de Escolas Jean Monnet,  integrado pela Escola Superior de Educação  e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.

No âmbito do Euro4VET, a ESECS é responsável por preparar e lecionar um curso de formação em matérias da União Europeia (UE) a um grupo de 15 professores, oriundos de estabelecimentos com ensino profissional de cinco países (Espanha, Finlândia, Macedónia do Norte, Portugal e Turquia). A história e as instituições políticas da UE, a cidadania europeia e os valores europeus serão alguns dos temas em destaque no curso de formação, que decorrerá em Leiria, na primeira semana de outubro de 2024. Cada professor terá depois a responsabilidade de disseminar, no seu país, o conhecimento partilhado.

Os conteúdos lecionados no curso serão ainda utilizados pela Federação da Educação na Ostrobótnia Central (Kpedu), parceiro finlandês, para a criação e implementação de um curso destinado aos alunos do ensino profissional.

À ESECS cabe ainda a conceção e execução de uma competição virtual, com vista a avaliar os conhecimentos adquiridos em matérias da União Europeia, por parte dos alunos das escolas profissionais envolvidas no projeto.

A competição está prevista acontecer no quarto trimestre de 2025, sendo as equipas vencedoras de cada país premiadas com uma visita a Bruxelas, para conhecerem in loco as principais instituições governativas.

«Pretende-se que, cada vez mais, chegue aos jovens o que é a União Europeia, quais os seus valores, como está estruturada. Com este projeto, através de instrumentos dinâmicos e interativos, propõe-se sensibilizar os professores e alunos do Ensino e Formação Profissionais para a cidadania da UE e para a importância de uma participação ativa da sociedade nas matérias da UE», salienta Pedro Morouço, diretor da ESECS, adiantando que a primeira reunião dos membros do consórcio teve lugar no início deste ano, na Macedónia do Norte.

O Euro4VET conta com financiamento da UE até 2026, sendo apoiado pelo programa Erasmus+ e gerido diretamente pela Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA), da Comissão Europeia, que regula o financiamento comunitário nos domínios da educação, cultura, audiovisual, desporto, cidadania e voluntariado.  São parceiros do projeto, além da ESECS do Politécnico de Leiria, a Associação de Ensino e Formação (Insignare) – Ourém, a Escola Pia de Mataró – Espanha, a Kpedu – Finlândia, a SABA – Macedónia do Norte, a Escola Secundária Profissional e Técnica da Anatólia – Turquia e o Fórum Europeu do Ensino e Formação Profissionais (EFVET) – Bélgica.