Alda Vinhas
Sou de Cantanhede e vim estudar para Leiria, inicialmente para o curso de Engenharia do Ambiente na ESTG. Acabei por não me identificar com o curso, e quis mudar para um outro mais da área social, algo que sempre gostei e com que sempre me identifiquei. Esse foi o ano em que abriu precisamente o curso de Serviço Social na ESEL, agora ESECS, curso com a duração de 4 anos, que terminei em 2006.
Guardo muitas memórias do meu tempo de estudante, tanto no contexto escolar como no contexto social. Depois de terminar o curso, fui mantendo sempre contacto com a Escola. É uma alegria sempre que aqui retorno e recordo tão bons momentos.
Trabalhei na Cruz Vermelha Portuguesa-Delegação de Leiria, onde coordenei o Gabinete de Respostas Sociais durante quase 7 anos. Foi uma experiência bastante enriquecedora, em que trabalhei com diversas problemáticas sociais. Às diversas estagiárias que acolhi e a outros estudantes com quem me fui cruzando, dei-lhes o conselho de fazerem voluntariado durante o curso. É uma excelente forma de conhecerem as instituições e as realidades locais. Tirei o CAP (agora CCP) e dei formação, tanto interna, como externa, dirigida para a população vulnerável.
Integrei recentemente uma equipa de RLIS-Rede Local de Intervenção Social, em Ourém, um novo desafio que estou a abraçar com grande entusiasmo!