Testemunhos

Carla Veríssimo

Escola

ESECS

Ano de conclusão

2001

Sou a Carla Veríssimo e estudei na Escola Superior de Educação de Leiria – Turismo. Variante Turismo e Ambiente entre 1998-2001 (Bacharelato).

As minhas memórias são muitas: As aulas no Antigo Magistério e no pólo principal, o azul; as professoras e os professores; as e os colegas; os ensinamentos; as aulas, fosse com colegas do próprio Curso, fosse com os colegas de RHCT, com quem tínhamos aulas em comum, e com os quais mantenho amizades até hoje; o que aprendi; como me moldou o pensamento, a atitude, o futuro.

Visto que, na altura, o curso de Turismo era um Curso Bietápico, no ano em que terminei o Bacharelato, em 2001, candidatei-me à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde entrei em Biologia, que tinha sido sempre a minha primeira opção. Em 1998, por razões económicas não podia sair de Leiria para estudar Biologia, pelo que consultei os Cursos do IPL e candidatei-me a Matemática e Ciências; a Educação de Infância, e a Turismo, como última opção. Foi onde entrei e foi a melhor não-escolha que me aconteceu na vida. Adorei o Curso, os Professores e Professoras, os colegas, e deu-me bases e amizades para toda a vida.

Tenho trabalhado na área da Biologia, em projetos de conservação da natureza, em sensibilização ambiental, em escolas, universidades, bibliotecas, comércios, praias, público em geral. No ano letivo 2023/2024 fiz uma Pós-graduação em Escrita de Ficção, que terminei com 19 valores e tenho escrito conto, dramaturgia, infantojuvenil e poesia.

Também sou mãe, Bióloga, Técnica de Turismo, Animadora, faço um pouco de tudo, tentando encontrar sempre formas de ser remunerada e de ver o meu trabalho e esforço reconhecidos.

O Politécnico de Leiria fez a diferença na minha formação. Fez-me mais pessoa, mais humana, atenta. Permitiu-me crescer, ter histórias, memórias, e amizades que são pilar.

Foi no Curso de Turismo que conheci as 7 pessoas mais importantes da minha vida. Entrámos em Setembro de 1998 e passado pouco tempo começámos a juntar-nos como se juntam as migalhas do pão. Foi a partir desta ideia, surgida numa brincadeira tida numa visita de estudo, que mais tarde surgiu o nome que demos ao nosso grupo de 8 amigas: As Migas. Hoje, contando com os nossos companheiros, filhos e filhas, somos 28! 8 Migas, 8 Migos e 12 Migalhitos, como costumamos dizer. Ao longo de todos estes anos, temos mantido e alimentado uma amizade incrível, baseada na escuta, no respeito, na partilha e na tolerância. Fazemos retiros, surpresas mútuas, apoiamo-nos nos momentos bons e nos difíceis. Temos muita cumplicidade, histórias e aventuras. Continuamos a crescer juntas, agora a ver crescer também as nossas filhas e filhos. O Curso de Turismo colocou-nos na mesma geografia e nesse lugar seguro erguemos casa e colo e porto de abrigo, que é aquilo que somos, umas para as outras.

No futuro, gostaria de divulgar o meu trabalho enquanto Escritora, assim como divulgar as Oficinas de Escrita que dinamizo; acompanhar os projetos de outros colegas e áreas; manter a ligação à casa em que comecei o Ensino Superior, e pela qual sinto muito carinho.

Deixo como sugestão para o desenvolvimento desta Rede a dinamização de encontros presenciais entre os membros desta rede; a dinamização de atividades, em que por exemplo, de cada vez seria uma pessoa, ou um grupo de pessoas, a dinamizar uma ou mais atividades, com base naquilo que os move, em que trabalham, ou que gostassem de dinamizar. Isto, como forma de promoverem os seus projetos pessoais e profissionais, e de permitirem aos demais ver, experimentar e vivenciar essas mesmas experiências, e que possam nunca ter experienciado.