Testemunhos

Eduarda Rego

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Educação Social

Ano de conclusão

2020

Guardo no meu coração um carinho enorme pela cidade de Leiria e na memórias dos luares sobre o castelo, que “em toda a parte vou recordar-te até morrer” minha Linda Leiria. Fui estudante de uma terra distante, guardando de Leiria as melhores recordações, onde fui genuinamente feliz, onde cresci a nível pessoal e me construí a nível profissional. Recordo as noites não dormidas, sentada numa secretária muito pequena, com vista para o castelo, num apartamento muito pequeno no meu querido Bairro dos Capuchos, ou as noites em que o segurança batia nos vidros dos gabinetes para dizer que a Escola fechava dentro de 5 minutos. Saudades!

Estudar em Leiria trouxe-me amizades incríveis e professores que vão estando presentes na minha caminhada após a Licenciatura. Fiz parte do Núcleo de Educação Social e fui Delegada de Curso, integrando a Comissão Científico-Pedagógica.

O término do curso foi marcado por situações completamente novas e atípicas, o tão esperado Estágio Curricular não se realizou na totalidade, devido à Pandemia Covid-19, dando lugar a um trabalho inesperado.

Ao longo dos três anos de Licenciatura desenvolvi uma paixão pela intervenção junto das pessoas idosas, tendo realizado dois Estágios de Verão e parte do Estágio Curriculares em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. Atualmente mestranda em Gerontologia Social no ISCSP Universidade de Lisboa e Técnica Superior de Educação Social numa Residência Sénior, coloco diariamente em prática os conhecimentos adquiridos a longo da minha formação. A minha atuação assenta numa escuta ativa, no acolhimento/integração do residente, na mediação de conflitos, na promoção da autonomia, no envolvimento dos familiares nas atividades desenvolvidas, na construção do projeto de vida, entre outras.

Orgulhosamente felicito a Rede Alumni do Politécnico de Leiria pela iniciativa de apresentar profissionais que inspiram outras pessoas e profissionais. Deixo como sugestão, passar do formato digital para o presencial, desenvolvendo momentos de partilha de antigos estudantes com aqueles que iniciam agora o seu percurso académico e profissional.