Testemunhos

Eva Menezes

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Ensino Básico

Ano de conclusão

2012

É engraçado, porque quando somos estudantes queremos ser trabalhadores e deixar de estudar cadeiras tediosas, mas quando somos trabalhadores queremos voltar à nossa época de estudantes, porque é lembrada como algo feliz e sem grandes preocupações, só passar todas as matérias e fazer planos para o fim de semana com os colegas.

Após ter estudado duas carreiras universitárias e um mestrado, posso dizer que as minhas melhores memórias do meu tempo de estudante foram em Leiria, onde estive de Erasmus. Foi uma experiência inesquecível que me concedeu a oportunidade de conhecer a cultura portuguesa, o sistema educativo (muito parecido com o espanhol) e novos colegas.

Ainda que estivesse de Erasmus, eu tinha que estudar como todos os outros alunos, e num idioma que não era o meu, mas felizmente muito parecido.

Depois de ter terminado o curso em Leiria voltei para a minha cidade (Palencia, Espanha), mas nessa época havia um problema, a crise económica que afetou toda a Europa. Como não conseguia arranjar um emprego, continuei estudando. E depois mudei de cidade para Madrid, onde a oferta de emprego era maior.

Tenho boas recordações das minhas professoras, que aos alunos de Erasmus nos trataram como um mais, sem tratamento de favor e sem desvantagem. Elas fizeram ver os outros alunos que éramos iguais a eles, porque em alguns momentos mostravam rancor por nós.

Espero que Rede Alumni do Politécnico de Leiria seja uma fonte de ajuda para os novos estudantes do Politécnico de Leiria, mas também para os que um dia fizemos parte desta comunidade educativa.

Seria interessante que nós os “Alumni” tivéssemos uma área para ajudar os novos alunos e contar novas experiências pessoas e/ou profissionais. Outras ideias seriam fazer um encontro de antigos estudante ou formar parte de férias de educação, nacionais e internacionais.