Testemunhos

Kássia Vunge

Escola

Biotecnologia ESTM

Curso

Licenciatura.

Ano de conclusão

2022

Biotecnologia é um mundo de oportunidades e eu nem dei por isso até ingressar no curso. 

Confesso que não foi a minha primeira opção aquando da candidatura, mas quando dei por mim já estava a ter aulas e a gostar tanto das experiências realizadas que disse para mim mesma: “estás no caminho certo”!

Ainda que não estivesse decidida a área da minha especialização, a licenciatura em Biotecnologia deu-me as ferramentas necessárias para que a decisão não fosse tão difícil. Prova disso foi o estágio que realizei no ITQB, instituto de investigação pertencente à Universidade Nova de Lisboa. 

Já sonhava há muito tempo em entrar neste instituto e realizei o meu sonho.

O estágio teve como objetivo o estudo das proteínas do arroz, conhecidas como CDPKS ( cinases dependentes de cálcio) . São proteínas que conseguem interpretar sinais do meio ambiente e iniciar respostas moleculares. Este estudo está inserido no projeto FilliGRAIN-PROTECT e pretende desenvolver ferramentas biotecnológicas que visam aumentar a tolerância do arroz aos stresses ambientais e proteger a fertilidade através da modelação da expressão de algumas destas proteínas. Ferramentas essas que passam pela transformação de variedades comerciais de arroz, como encontrar potenciais fontes parentais com níveis de expressão “naturalmente” aumentados para programas de melhoramento como alternativa não-OGM.

Estes 3 anos passados na ESTM foram uma aventura e tanto, e deixo o meu agradecimento a quem permitiu que esta jornada tivesse sucesso. Desde as amizades criadas ao auxílio prestado pelos professores, muito obrigada!

Deixo-vos um apelo: participem em eventos, participem em projetos, procurem fazer cursos para aumentarem a vossa capacidade de comunicação, ou outra que achem que está em falta. Falo por experiência própria. Desde o primeiro ano de licenciatura que me inscrevi em projetos propostos pelo próprio IPL que deram frutos, e ultimamente, inscrevi-me em dois cursos gratuitos na FCT NOVA, e por isso pude acrescentar umas linhas ao meu currículo. 

O Instituto Politécnico de Leiria é uma instituição que capacita os seus alunos, dispondo as ferramentas necessárias para a melhor formação!

Como está na letra da música do curso:  Biotec é o orgulho do IPL inteiro e aqui é uma biotecnóloga, orgulhosa, que vos escreve.  😉