Luís Timóteo
Sou Luís Timóteo, natural de Rio Maior, e terminei a licenciatura em Engenharia do Ambiente na ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria em 2007.
O meu tempo no Politécnico de Leiria foi extremamente importante para a minha vida, tanto a nível pessoal como profissional. Foram anos marcantes, recheados de boas experiências e de amizades que perduram até hoje. Ainda mantenho contacto frequente com um grupo de amigos dos tempos da escola e foi também em Leiria que acabei por criar raízes pessoais — foi lá que conheci a minha esposa, colega do mesmo curso.
O meu ano de caloiro teve um papel fundamental na minha integração na escola e na cidade. As atividades e iniciativas desse período ajudaram-me a criar laços e a sentir-me parte da comunidade académica. Participei também no Núcleo de Engenharia do Ambiente, onde tive oportunidade de contribuir ativamente para o associativismo estudantil e para a dinâmica do curso.
Guardo excelentes memórias dos professores que tive no Politécnico de Leiria, alguns dos quais ainda hoje mantenho contacto. A proximidade, a exigência e a qualidade do ensino foram determinantes para a minha formação. Ao concluir o curso em Engenharia do Ambiente, sentia-me extremamente bem preparado para enfrentar os desafios do mundo profissional, tanto do ponto de vista técnico como humano.
Após a conclusão do curso, iniciei o meu percurso profissional através de um estágio na empresa ECOMAIS, que me proporcionou o primeiro contacto com a realidade profissional. Posteriormente, integrei a ECOMBM, uma empresa metalomecânica da região de Leiria, que desenvolvia projetos muito interessantes a nível nacional e internacional, o que me permitiu iniciar também a minha carreira internacional, com uma primeira experiência de um ano em Lobito, Angola.
Mais tarde em 2009, surgiu a oportunidade de integrar uma multinacional francesa da área ambiental, decisão que marcou profundamente o meu percurso. Desde então, e desde que terminei o meu curso, tive a oportunidade de trabalhar e viver em vários países, nomeadamente Brasil, Argentina, México e Peru, experiências profissionais e pessoais muito enriquecedoras. Foi no Peru que nasceram as minhas duas filhas, um país que terá sempre um significado especial para a minha família.
No âmbito deste percurso internacional, tive também a oportunidade de trabalhar a partir dos Emirados Árabes Unidos, com base no Dubai, desenvolvendo projetos ambientais para toda a região do Médio Oriente e África, com particular foco em projetos do setor de O&G. Esta experiência permitiu-me conhecer várias realidades técnicas e culturais, bem como diversos países em África e na região do Golfo.
Recentemente, iniciei uma nova etapa profissional na Amazon Web Services (AWS), representando um regresso à Europa, agora com base em Madrid, após vários anos de experiência fora da Europa.
Ao longo da minha carreira, trabalhei com profissionais de várias nacionalidades e culturas e tive a oportunidade de liderar equipas multidisciplinares e descentralizadas. Posso afirmar, com convicção, que a formação que recebi no Politécnico de Leiria, em particular no curso de Engenharia do Ambiente , foi determinante para este percurso. A qualidade do ensino, aliada ao espírito crítico e à capacidade de adaptação que desenvolvi, permitiu-me enfrentar contextos profissionais muito distintos, em qualquer parte do mundo.
Acredito que Portugal, e em particular o Politécnico de Leiria, tem uma enorme capacidade para formar profissionais altamente qualificados, capazes de competir e vencer a nível global. Num mundo cada vez mais interligado, existe um enorme potencial para equipas descentralizadas a partir de Portugal, a apoiar projetos internacionais, valorizando o talento nacional.
Espero que a Rede Alumni do Politécnico de Leiria continue a crescer como uma plataforma de ligação, partilha de experiências e inspiração para atuais e futuros estudantes, reforçando o sentimento de pertença e a ligação entre a instituição e os seus antigos alunos.