Testemunhos

Manuel Bandeira Duarte

Escola

ESAD.CR

Curso

LIcenciatura. Design de Ambientes

Ano de conclusão

2019

Olá a toda a Rede Alumni do Politécnico de Leiria,
O meu nome é Manuel Bandeira Duarte e sou natural de Caldas da Rainha. Sou Licenciado em Design de Ambientes pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (2016-2019) e Mestre em Arte e Design para o Espaço Público, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2019-2021). Desde cedo que me envolvo em várias vertentes artísticas, com o intuito de aprofundar áreas de trabalho diversificadas e criar ‘história’. Entre outras, realço as do design, do espaço, da cenografia, da exposição artística e da programação de eventos.

No decorrer do meu percurso de investigação tenho-me debruçado perante o tema “Morfologia Anónima – O Espaço, o Delineamento e a Ritmanálise”, no qual abordo a conduta e apreciação do utilizador em qualquer tipologia de espaço, focando-me na poética e política que o lugar nos propicia e, intuitivamente, nos faculta (dissertação disponível online). Guardo, do meu tempo de estudante na ESAD.CR, uma saudade que se reflete em vários momentos e acontecimentos do dia-a-dia. Desde a partilha de conhecimentos que nos era facultada na escola, como a abertura ao sentimento de originalidade e acolhimento em torno do meio artístico, por exemplo, daquelas que eram as ‘paredes’ da ESAD.CR, recheadas de intervenções e catalogações artísticas. Ao terminar a Licenciatura, o meu percurso prosseguiu no caminho da investigação – em mestrado, onde pude aprofundar os meus objetivos profissionais.

Desde então, tenho explorado diversos campos nos quais pudesse aplicar os conhecimentos e, em simultâneo, adquirir novas aprendizagens. Estive por várias vezes em contacto com o mundo televisivo, quer seja no papel de figurante como no papel de produtor e designer, sendo muito gratificante ver um resultado tão grandioso a ser transmitidos nos nossos ecrãs. Passei por algumas experiências culturais e, em simultâneo, de atendimento ao público.

Entre outros campos de trabalho pelos quais tive oportunidade de passar, de momento encontro-me num estúdio de Design (Interiores; Branding; Packaging; Decoração e Comunicação) – “MINI Designers Studio”, nas Caldas da Rainha. Nele é possível aplicar todas as vertentes a que tenho vindo a desenvolver e a explorar, desafiando-me e serpenteando entre o projeto mais privado e o projeto de carácter público. A critério de curiosidade, este estúdio é fundado por dois antigos alunos da ESAD.CR. Para além do trabalho em ateliê, sou ‘artista nos tempos livres’, sendo que regularmente organizo exposições de pintura e escultura, e participo publicamente em alguns espaços com intervenções próprias. Este “hobbie” tem obtido um crescimento notório, visto que os convites para novas experiências têm surgido com algum interesse e reconhecimento, cultivando impacto social, cívico e artístico.

Participei em alguns debates subordinados ao tema do Espaço Público seja mote, sobretudo em discussões coletivas de jovens investigadores, podendo partilhar e descobrir conhecimentos com outrem. Nesta continuidade, evidenciando as ações de voluntariado e as ações cívicas e sociais em que participo com regularidade, criei uma iniciativa sem fins lucrativos – “#CALDASSempreLimpa” – na qual o principal objetivo é a SENSIBILIZAÇÃO para o cuidado que devemos ter com o nosso Mundo (o nosso Habitat). Para além das ações de sensibilização desta atividade, que obtiveram bastantes inscrições por parte de atuais e antigos alunos da ESAD.CR, recentemente efetuou-se uma ‘Praxe Solidária’ (04-Outubro) em conjunto com os alunos inscritos no atual ano letivo. Para além destes eventos solidários e do voluntariado em que participo com frequência, tenho alguns projetos em desenvolvimento para diversos pontos de ação conjunta para o Município de Caldas da Rainha.

Deixo-vos alguns links para estarem a par do meu trabalho: Facebook: @MANUEL BANDEIRA DUARTE @#CALDASSempreLimpa | Instagram: Instagram.com/m.bandeira.design | Linkedln: Manuel Bandeira Duarte
Site: manuelbandeiraduarte.wixsite.com/design

Partilhar este crescimento com o Politécnico de Leiria é gratificante e é curioso na medida em que este fez parte deste processo, cruzando-me diariamente com interligações ao Politécnico. Deixo um agradecimento à Escola Superior de Artes e Design que sempre nos apoiou enquanto estudantes e que sempre possibilitou a permanência do contacto, quer seja pela rede Alumni ou pelos docentes que fizeram parte da ‘nossa história´. Foi uma ‘raiz’ de lançamento! Que assim continue este trabalho em equipa com diferentes pontos de interação e partilha de crescimentos! Obrigado!