Testemunhos

Nuno Reis

Escola

ESTG

Curso

Licenciatura. Engenharia Informática

Ano de conclusão

2006

Sou o Nuno Mário Jorge dos Reis e frequentei a Escola Superior de Tecnologia e Gestão na Engenharia Informática (Licenciatura pré-bolonha). Ingressei em 2000 e terminei em 2006.

Nas minhas memórias guardo a ESTG como uma escola cheia de vida e movimento, a todas as horas do dia. Quando comecei a estudar no Politécnico ainda estávamos nos tempos do papel, a reprografia estava repleta de sebentas para os alunos fotocopiarem, os anos letivos começavam sempre com muito movimento na escola. Podíamos encontrar desde os mais interessados nos estudos até aos mais interessados nas atividades académicas.

No curso de Engenharia Informática tínhamos componentes práticas excelentes, de onde destaco as aulas laboratoriais em salas com as melhores condições e equipamento e professores à altura. Numa altura onde ainda não existiam smartphones nem tão pouco metade das tecnologias de IT que os Engenheiros de hoje conhecem, fomos verdadeiramente preparados para o futuro! Um lema de muitos professores era que mais do que aprender as tecnologias atuais, tínhamos de aprender a aprender, coisa que trago comigo até aos dias de hoje.

Após terminar o curso (ano de 2006) fiz um Estágio profissional numa empresa local (CPS Consultores de Informática), mas não hesitei em voltar ao Politécnico de Leiria quando surgiu a oportunidade de fazer parte dos Serviços Informáticos, onde permaneci aproximadamente oito anos. Durante este período lecionei também algumas UCs em tempo parcial dos cursos CET (atualmente Tesp).

Com muita vontade de aprender mais e viver outras experiências, aceitei no ano de 2014 o desafio de ingressar em algo diferente, uma empresa multinacional (La Redoute) com um departamento de desenvolvimento de software como nunca tinha visto antes. Foi na La Redoute que percebi que não havia limites na área de desenvolvimento de software, todo o mundo era uma opção viável de trabalho. Após um ano e meio e conclusão de um projeto aceitei um novo desafio numa outra empresa multinacional, desta vez com sede principal na Bélgica (Garden Machinery).

No final de outro ano e meio e de outro projeto concluído, aceitei novamente um desafio onde desta vez conclui dois projetos enormes e permaneci durante três anos (Isobar Swizerland). Nesta altura da minha carreira cresci muito pessoal e profissionalmente. Deixei de executar somente funções de programador ou gestor de projetos, mas comecei a ser também responsável por equipas de programadores e por tomadas de decisão maiores em projetos e estruturação dos mesmos. Durante este período (2017 – 2020) voltei também a lecionar em tempo parcial no IPLeiria, desta vez UCs do curso de Engenharia Informática.

Atualmente desempenho a função de “Technical Lead” na empresa Namecheap, onde sou responsável por uma equipa de programadores em tecnologias de “Frontend e Backend” que contribui com a integração de novos produtos.

O Politécnico de Leiria contribuiu para a minha formação de uma forma indiscritível, sendo que fez parte da minha vida mais de vinte anos onde fui aluno, funcionário não docente e docente. É um privilégio ter este vínculo de onde ainda hoje tiro frutos, um exemplo disso são ex-alunos que referenciei para empresas por onde passei e onde estou, tenho até o prazer de ter um ex-aluno na minha equipa diária de trabalho.