Testemunhos

Rita Leal

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Educação de Infância

Ano de conclusão

2005

Chamo-me Rita Leal e frequentei a licenciatura em Educação de Infância na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), entre 2001 e 2005.

Após ter terminado o curso e ter trabalhado um ano numa instituição privada, aceitei o desafio de regressar ao Politécnico de Leiria, desta vez como docente. Foi um desafio que me tornou mais completa, uma vez que me permitiu olhar a experiência de uma prática pedagógica sob um outro prisma, o de supervisora. Tal oportunidade completou e deu outro significado à perspetiva de estudante e educadora cooperante que já tinha vivido. Depois, foi construir outros caminhos que passaram pela conclusão do doutoramento em Didáctica e Formação na Universidade de Aveiro, pela participação em vários projetos de investigação e pela realização de um estágio internacional na Universidade de Griffith – Brisbane (Austrália).

Atualmente, os desafios continuam. Neste momento, o grande desafio profissional implica (re)construir conhecimento na área da educação e partilhá-lo através da FAL (Formação, Avaliação & Liderança – falproject.wordpress.com), vendo na aprendizagem colaborativa o caminho para a valorização dos cidadãos e das instituições educativas.

Para além da esfera profissional o meu outro grande projeto de vida passa por crescer e aprender com os outros, recebendo das pessoas o seu melhor e contribuindo com o meu melhor para a (re)construção dos seus percursos de vida. Haverá projeto maior?

A entrada no Politécnico de Leiria foi um (feliz) acaso, uma vez que não foi de todo a primeira escolha na altura. Contudo, revelou-se essencial no meu percurso pela oportunidade de crescer profissionalmente, contactar com outras formas de pensar, partilhar e refletir com pessoas que me ajudaram a tecer caminhos (os meus caminhos) através das opções que fui tomando. Hoje o Politécnico de Leiria é um marco na minha história de vida e as experiências aí vividas, sem dúvida, traduzidas em aprendizagens significativas. Do meu tempo de estudante no Politécnico de Leiria guardo boas memórias dos risos e aventuras, dos almoços e jantares, das amizades, das relações humanas entre colegas, funcionários e docentes.

Da Rede IPLeiri@lumni espero conexões, ligações, cruzamento de experiências e pessoas, troca de informações, partilha de ferramentas e recursos… ou seja, tudo o que possa estar associado a uma rede e a uma comunidade de aprendizagem. Compreendo esta Rede como uma extensão da experiência que vivi no IPL e que me permite continuar a aprender com as pessoas que fazem parte dessa comunidade. E claro, também, continuar a perpetuar os risos, as aventuras e desafios, os almoços e jantares.

Quanto a sugestões para o desenvolvimento da Rede IPLeiri@lumni, torna-se difícil responder, pois esta Rede já é bastante dinâmica no cultivo de relações entre antigos estudantes e o IPL: desde estas entrevistas a encontros presenciais e à partilha de informação e recursos na sua página. Que continue assim, com a dinâmica que já a carateriza. Obrigada !