Tânia Coelho
Chamo-me Tânia Coelho e atualmente resido em Alcanena. Frequentei a Licenciatura em Serviço Social, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, entre Outubro de 2007 e Julho de 2010.
Do meu tempo de estudante nesta instituição, guardo memórias de muita dedicação, trabalho e boas amizades. Recordo os excelentes professores que tive e que sempre se dispuseram a ajudar os alunos.
Terminei a Licenciatura em Julho de 2010, e a partir daí comecei à procura de trabalho na área. Não foi fácil; enviei muitos CV´s e nunca me chamavam para entrevistas. Até que em Fevereiro de 2011, consegui um estágio profissional num lar de idosos. Fiquei super contente, primeira entrevista e consegui ficar logo.
Em Janeiro de 2012, iniciei uma pós-graduação em Envelhecimento Ativo – Metodologias de Intervenção em Gerontologia, a qual concluí em novembro do mesmo ano.
Atualmente, trabalho no mesmo lar onde iniciei o estágio profissional, um lar de entidade lucrativa no distrito de Santarém. As minhas funções centram o seguinte: admissão de residentes, realização de processos psicossociais, apoio às respetivas famílias, na transição casa-lar, acompanhamento ao residente, acompanhamento e trabalho de parceria com outros técnicos envolvidos, como enfermeiros, médicos, psiquiatras, neurologistas, elaboração de planos de ação e ocupação para todos os residentes, orientação e formação das equipas de apoio, no sentido de potenciar as colaboradoras para o trabalho com a terceira idade, e ainda, na sensibilização para determinadas doenças características do idoso, como o Alzheimer, Parkinson, e outras, toda a gestão da instituição também passa por mim.
O IPLeiria contribuiu muito para a minha formação tanto profissional como pessoal, pois a licenciatura permitiu-me adquirir as bases essenciais para prosseguir e evoluir.
Da Rede IPLeiria@lumni espero troca de experiências. Julgo que a Rede poderá ser também um elo de ligação entre a Instituição e as empresas na integração de estudantes no mercado de trabalho.
Sugiro um encontro com antigos estudantes e finalistas, para podermos partilhar melhor as nossas experiências e, eventualmente, tirarmos algumas dúvidas/receios que os finalistas possam ter quando estão a terminar o curso.