Testemunhos

Licenciatura. Contabilidade e Finanças

Ano de conclusão

2012

Chamo-me Vanessa Filipa Martins Caetano Branco, frequentei o curso de Contabilidade e Finanças Pós-Laboral, na ESTG, entre Setembro de 2009 e Setembro de 2012.

Pelo facto de ter sido uma aluna do curso pós-laboral, não tive oportunidade de interagir de forma intensa com a comunidade do IPLeiria. Contudo, do meu tempo de estudante, recordo sobretudo, a forma como os professores se dispunham a ajudar os alunos, com profissionalismo e boa vontade! Saliento, ainda, que os professores que mais marcaram a minha vida enquanto estudante foram os professores que tive no IPLeiria. São professores dedicados, que além de gostarem do que fazem, têm uma preocupação imensa com a aprendizagem dos alunos!

Sublinho, também, a camaradagem que havia entre os colegas de turma; foi sem dúvida uma turma fantástica! Recordo ainda as horas intermináveis na sala de Simulação Empresarial, no último ano letivo, pela noite fora… (Acho que esta memória deve ser comum a todos os estudantes de Contabilidade e Finanças!). Concluindo, foi sem dúvida uma etapa muito exigente da minha vida, mas que valeu a pena pelos colegas, pelos professores e também por todos os colaboradores que compõem o IPLeiria.

O IPLeiria foi, de facto, primordial na concretização dos meus objetivos a nível profissional. A nível pessoal foi muito importante, porque foi no IPLeiria que conheci um leque diversificado de pessoas que foram importantes para o meu desenvolvimento enquanto pessoa.

Quando iniciei o curso já me encontrava a trabalhar numa empresa onde continuei depois de o ter concluído. Em fevereiro de 2013 fiz o exame da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), tendo sido aprovada. No entanto, o meu objetivo sempre se prendeu com o facto de pretender dar um serviço de excelência às entidades, mas de alguma forma diferente. De modo a alcançar este objetivo, analisei os “gap’s” presentes no nosso mercado na prestação de serviços a nivel contabilistico / fiscal / financeiro; de facto, identifiquei grandes deficiências a colmatar, tal como já tinha conhecimento através da minha experiência enquanto profissional a trabalhar na área há cerca de 13 anos. Como tal, decidi aventurar-me, e, com a ajuda da minha família, nomeadamente do meu namorado, aí fui eu! “Vou ser empreendedora”!

Porém, nem tudo foram rosas, embora toda a gente fale de empreendedorismo e diga “vais ter sucesso”, etc… No final de contas, tive, tenho e terei de ser eu a lutar por aquilo que quero, e sobretudo acrescentar valor aos meus clientes, baseado numa relação sustentada e de confiança.

Há, no entanto, uma frase primordial para a minha conquista de mercado, que é:

SEJA FUNKY! “O mesmo acontece na natureza: a sobrevivência baseia-se em adaptar-se ou ser sexy; adapte-se, atraia ou extinguir-se- á” – Funky Business – Kjell Nordstrom; Jonas Ridderstrale.

Assim, atualmente sou trabalhadora independente, exercendo funções de técnica oficial de contas e de consultora contabilística, fiscal e financeira na empresa Vanessa Branco Accounting and Finance – https://www.facebook.com/tocvanessabranco .

Para além disso, tenho um outro projeto. Gostava de aprofundar o conceito da economia da partilha, porque tenho a certeza que é um conceito interessante para ajudar a sociedade a ter uma visão mais positiva da economia e das finanças!

Da Rede IPLeiri@lumni espero que fomente iniciativas de forma a promover o trabalho desenvolvido pelos seus antigos estudantes, reforçando o bom nome que o IPLeiria tem vindo a conquistar a nível nacional. Precisamos de reforçar a autoestima do IPLeiria, é bom para todos! Temos que focalizar-nos naquilo que somos bons e dá-lo a conhecer!

Proponho que se invista mais na promoção da Rede IPLeiri@lumni, de forma a que os atuais alunos e antigos estudantes  sintam  mais orgulho em  estudar ou terem estudado no IPLeiria, ou seja, como se diz na gíria, em vestirem a camisola do IPLeiria.

Para o testemunho curto, clique aqui…