Vera Sota
Sou a Vera Lúcia Gomes Sota. Dei início à minha vida académica com a entrada num curso de Engenharia Eletrotécnica na Universidade do Minho, mas rapidamente me apercebi que o que ambicionava era mesmo Criar. Mudei-me então para as Caldas da Rainha, para o curso de Artes Plásticas na ESAD.CR.
Por casualidade frequentei uma aula de design de produto e foi amor à primeira vista. Senti que invariavelmente teria de licenciar-me em Design de Produto, e pedi a permuta do curso. Especializei-me mais tarde em cerâmica e vidro.
Entrei em 2002 na ESAD.CR, fiz o estágio curricular na Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, terminando o curso em 2007.Do meu tempo de estudante na ESAD.CR guardo memórias de tempos excelentes, fragmentos para a vida inteira. Amadureci, de menina a mulher, e tão mais importante que uma fase profissional, amadureci como pessoa. Conheci e guardei amigos que ainda hoje fazem parte do que sou. E posso dizer também na primeira pessoa que os professores foram e são uma imagem importante para que o espírito característico da ESAD.CR, quase ao estilo BauHaus, se sinta intemporal.
A cidade é pequena o que permite uma aproximação entre os alunos, e um convívio em grande escala num lugar mágico para que isso aconteça.
Depois de terminar o curso, voltei para Lisboa onde me mantive durante um ano como Backoffice num site que pertence ao Novo Banco, na altura ainda como BES. Entretanto, soube de uma vaga na empresa Matcerâmica, e entre cerca de cem alunos, fui selecionada para o estágio profissional.
Desde então, tenho-me mantido, primeiro como estagiária e atualmente como Designer de Produto Sénior, na maior fábrica de faiança da Península Ibérica. Como Designer de produto cerâmico numa fábrica desta dimensão, a responsabilidade e a intensidade são acrescidas, pois temos de estar sempre em movimento. Integro uma equipa de 4 elementos, e embora com grande pressão o ambiente é excelente, jovem e bastante dinâmico.
Trabalhamos com vários mercados, sendo que o mercado americano e francês são os de grande volume. Dedicamos os nossos esforços com clientes reconhecidos tais como Zara Home, Ikea, Crate and Barrel, Carrefour, entre outros. Lançamos duas coleções por ano com base nas tendências e em lifestyles. Estamos presentes todos os anos na feira ambiente em Frankfurt.Em paralelo com a Fábrica, e em conjunto com um colega fundámos a Dideia – Design de Produto, Comunicação e Multimédia, que pode conhecer melhor em https://pt-pt.facebook.com/pages/Dideia-Design-de-Produto-e-Comunica%C3%A7%C3%A3o/441122180493Como a ESAD.CR tem um nome muito bem cotado é fácil estar em concursos e ser-se “visto”, porque somos formados para isso, para nos destacarmos pela diferença. Os projetos são habitualmente out of the box e com uma qualidade incrível. Não é por acaso que os alunos da ESAD.CR são frequentemente premiados.
Durante o meu percurso tive oportunidade de participar em diversos concursos, tendo sido premiada com uma menção honrosa pelo projeto de uma tenda de cortiça – “TreeHouse”, desenvolvido em conjunto com 3 colegas da ESAD.CR. Obtive também o 1º lugar no concurso de VJ pela Heineken, sendo que tive oportunidade de realizar alguns projetos dentro do mesmo âmbito para a mesma entidade.
É importante salientar que ter estado na ESAD.CR foi mais do que uma formação profissional. Foi também um crescimento ao nível pessoal, pois a área assim o permite, estando diretamente ligada a nós próprios.
Da Rede IPLeiri@lumni espero poder estar a par das novidades, dos testemunhos que vão passando e, quem sabe, poder colaborar com algo produtivo. Gostava de poder ver uma maior publicidade e divulgação desta rede. A sugestão aqui deixada será a de persistência e coragem.“Stay hungry, stay foolish”