Testemunhos

Maria João Gomes

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Relações Humanas e Comunicação no Trabalho
ESTM

Curso

Mestrado. Gestão e Direção Hoteleira

Ano de conclusão

2013

Chamo-me Maria João Gomes e em 1994 ingressei na segunda turma do curso Bacharelato de Relações Humanas e Comunicação no Trabalho tendo concluído o mesmo em 1997, Escola Superior de Educação de Leiria, antigo nome da ESECS do I.P.L.

No ano de 2000 abriu na mesma escola, a Licenciatura Bi-etápica deste curso, a qual frequentei em regime pós-laboral por já me encontrar a trabalhar, tendo concluído a mesma em 2001. Em 2012, matriculei-me no Mestrado de Gestão e Direção Hoteleira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do I.P.L., tendo concluído o mesmo em 2013.

Do primeiro curso guardo memórias de uma jovem estudante, sonhadora e ambiciosa, esforçada e lutadora, à procura do seu lugar na vida, pessoal e profissional. Tinha como objetivo ingressar numa carreira onde pudesse fazer a diferença nas organizações.

As praxes foram fundamentais para a integração na escola e no grupo, bem como para conhecer melhor a turma que nos antecedeu e a turma que nos sucedeu, pois alguns fizeram parte da turma da licenciatura que viria a acontecer uns anos mais tarde.

Pertenci à NOCTUNA, cantava e tocava adufe, desde o início da constituição da Tuna Feminina, a primeira em Leiria, onde o espírito de camaradagem estava sempre presente e fiz amizades para a vida, que guardo até hoje. Também conheci outras cidades e pessoas e diverti-me imenso em cada atuação.

Da licenciatura guardo o reencontro com antigos colegas e amigos. Foi fundamental partilharmos experiências profissionais e pessoais tidas até então e aprender com elas. Motivamo-nos e continuamos a aprender juntos.

Do mestrado, já numa fase da vida pessoal bem diferente, casada e com um filho pequeno, guardo outro tipo de memórias. Foi bom ter conhecido uma escola nova, professores novos, colegas e amigos novos, de outra geração, atualização e reciclagem de conhecimentos em algumas áreas e obtenção de novos conhecimentos na área da hotelaria. Um «admirável mundo novo»! No entanto, o objetivo de ser bem-sucedida profissionalmente era ainda uma prioridade. Nessa fase, tinha vários trabalhos na área da formação profissional, era docente assistente no I.P.L. e vivia uma vida de trabalhadora independente, esforçada, mas feliz, realizada e a planear um negócio por conta própria, que me desse uma qualidade de vida com mais tempo para a família.

Após o Bacharelato comecei logo a trabalhar numa empresa de transportes internacionais rodoviários de mercadorias como escriturária. Os 8 anos que lá trabalhei foram uma escola nova, em todos os sentidos.

Sempre tive uma mentalidade aprendente e um perfil proativo, pelo que ao fim desse tempo, com certificações e competências na área da Formação e da Higiene e Segurança no Trabalho, com a licenciatura concluída, decidi procurar outra oportunidade de trabalho.

Ao longo do meu percurso profissional fui sempre somando experiências, desde a área administrativa à executiva, em diversos ramos de atividade, metalurgia e construções metálicas, hotelaria e restauração, saúde, cartonagem, passando pelo ensino e formação em cargos desde formadora, docente assistente e gestora e coordenadora de formação.

Atualmente sou empreendedora e trabalho como profissional independente na área da Consultoria e Gestão da Formação, prestando serviços na área da formação contínua aos trabalhadores de PME`s.

Em part-time sou Coach de Nutrição e Bem-estar, uma descoberta recente, decorrente de motivos pessoais de saúde e bem-estar, que se prende intimamente com o que aprendi na minha formação de base: gestão de pessoas, de equipas, motivação, liderança, formação, recrutamento e seleção, planeamento e follow-up, atendimento ao cliente, satisfação e fidelização, qualidade, serviço de excelência, entre outros conceitos e temáticas.

Neste caso, utilizo o meu perfil pessoal de Linkedin e Instagram.

Ao longo de todos estes anos, principalmente entre 1994 e 2015, ano em que terminou o meu contrato de Docente Assistente nos cursos TeSP nesse Instituto, contribuiu de várias formas para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, através dos novos relacionamentos com colegas e alunos, fomentando sempre a atualização de conhecimentos e a criatividade.

Espero que a Rede alumni seja também um lugar de reencontros, de novos relacionamentos e de desenvolvimento contínuo.