16 de Outubro

Politécnico de Leiria Dedica Dia à Universidade Europeia RUN-EU

No próximo dia 16 de outubro, o Politécnico de Leiria vai celebrar o RUN-EU Day, para dar a conhecer a Universidade Europeia Regional University Network (RUN-EU) – fundada e coliderada por esta instituição –, através dum conjunto de atividades, debates e workshops dirigidos não só aos estudantes e docentes da instituição, mas também às comunidades de Leiria, Peniche e Caldas da Rainha, com o propósito de comemorar e disseminar o contributo desta universidade europeia para a transformação e desenvolvimento das regiões.

O RUN-EU Day será dedicado ao tema ‘Os Valores Europeus’, refletindo uma preocupação atual e o espírito em que assenta a iniciativa das Universidades Europeias, promovida pela Comissão Europeia, no contexto da afirmação de um espaço europeu do conhecimento. Com um enfoque especial nos estudantes como agentes de mudança, a data será não apenas celebrada no Politécnico de Leiria, mas em todas as universidades parceiras, situadas em nove países da Europa.

Do programa promovido pelo Politécnico de Leiria, destacam-se as atividades abertas ao público, como o workshop ‘Comunicação de Valores Europeus no contexto das Universidades Europeias’, agendado para as 11h00, no auditório da Escola Superior de Saúde (ESSLei), em Leiria. O workshop terá como objetivo promover o conhecimento mútuo através da partilha de boas práticas, experiências e exemplos de como se faz comunicação num espaço europeu democrático, de solidariedade e liberdade de expressão.

O evento contará com a participação de especialistas de três universidades europeias e parceiros nacionais, nomeadamente Ana Vaz Ferreira (BAUHAUS4EU/Politécnico de Castelo Branco), Anna Coutinho (FilmEU/Universidade Lusófona), Maria do Carmo Gomes (PIONEER/ISCTE) e João dos Santos (RUN-EU/Politécnico de Leiria).

Por sua vez, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) será palco da iniciativa ‘A RUN-EU para Todos’, a ter lugar no auditório do Edifício Pedagógico 1 (EP1), a partir das 10h00, com destaque para as apresentações ‘A voz dos estudantes da ESAD.CR na RUN-EU: A importância do Student Council contada na primeira pessoa’ e ‘A experiência dos alunos: estudantes falam sobre a RUN-EU na primeira pessoa’, asseguradas por estudantes e docentes da Escola.

Outro dos momentos abertos ao público, desta vez em Peniche, será a mesa-redonda de encerramento do RUN-EU Day, dedicada ao tema ‘Defesa dos valores europeus, hoje’, a ter lugar no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), pelas 21h00.

Organizada em conjunto com a Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, a mesa-redonda será moderada por Susana Peralta, professora da Nova SBE, contando com a participação de António Silva Ribeiro, almirante e professor catedrático, e de Luís Loureiro de Amorim, Chefe de Missão Adjunto da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

» PROGRAMA GERAL


» Programa do Workshop

» Programa da Mesa-Redonda


A RUN-EU é constituída por oito instituições de ensino superior de diversas regiões periféricas de capitais europeias, em Portugal, Espanha, Bélgica, Países-Baixos, Áustria, Irlanda e Finlândia, estando neste momento a decorrer o processo de integração de dois novos membros da Roménia e da Chéquia.

Esta aliança inclui-se na iniciativa das universidades europeias promovida pela Comissão Europeia, com o objetivo de consolidar um espaço europeu do ensino superior de excelência, baseado nos valores europeus, competitivo e atrativo internacionalmente, assente nos três eixos estratégicos de transição verde, digital e bem-estar social e que contribua para o desenvolvimento das diversas regiões da Europa.

A RUN-EU desenvolve atividade nas áreas da aprendizagem e ensino, investigação e de relação próxima com os diversos atores da sociedade, sendo o RUN-EU Day um dos momentos altos da aliança, em que todos os politécnicos e universidades parceiros estão unidos na celebração do trabalho desenvolvido e na disseminação dos seus resultados junto da sociedade e, em particular, das comunidades regionais onde o seu impacto deve ser sentido.