18.ª Edição – Pré-Inscrições até 11 de maio / Candidaturas e entrega de trabalhos até 15 de junho
Prémio Pedro Matos desafia alunos e professores dos ensinos básico e secundário a refletir sobre a ‘Matemática sem Barreiras’
“Matemática sem Barreiras” é o mote da 18.ª edição do Prémio Pedro Matos, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, destinado a alunos e professores do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico, nas categorias ‘Prémio Pedro Matos’ e ‘Prémio Pedro Matos Júnior’, respetivamente.
Esta nova edição pretende desafiar a comunidade escolar para a reflexão sobre a temática do processo de ensino, aprendizagem e conhecimento da Matemática, mostrando que os conceitos matemáticos podem ser acessíveis a qualquer público, abordando diversas práticas pedagógicas.
Os alunos e professores são convidados a apresentar trabalhos que abordem temas como: Inovação no ensino/aprendizagem da Matemática; Matemática para idosos; estratégias para necessidades específicas; formas ativas de ensino/aprendizagem; atividades colaborativas; explorar práticas inovadoras para tornar a Matemática acessível a todos, entre outros.
A pré-inscrição online irá decorrer até ao dia 11 de maio. A candidatura e entrega do trabalho decorre até 15 de junho de 2025. Os alunos podem candidatar-se ao Prémio Pedro Matos individualmente ou em grupo (máximo de três alunos). Do grupo pode ainda fazer parte um professor do ensino secundário ou básico, ao qual caberá o papel de orientador.
Os trabalhos elaborados serão expostos no evento Mat-Oeste 2026, a realizar-se no dia 10 de julho de 2026, sugerindo-se a utilização de fotografias, desenhos, materiais interativos, vídeos, entre outros, de forma a despertar a curiosidade dos visitantes. Os trabalhos têm ainda de conter material interativo e/ou de reprodução experimental, sobre o tema abordado.
Nas categorias ‘Prémio Pedro Matos’ (ensino secundário) e ‘Prémio Pedro Matos Júnior’ (ensino básico) serão reconhecidos os três melhores trabalhos, com a atribuição de prémios monetários (1.º Prémio: 500 euros; 2.º Prémio: 300 euros; 3.º Prémio: 200 euros).
Prémio Pedro Matos
O Prémio Pedro Matos nasce como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, e tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despoletar novos jovens talentos.