Esclarece as tuas dúvidas
Bolsa de Estudo | Alojamento | Apoios Sociais
Os Serviços de Ação Social estão focados em garantir a continuidade dos apoios prestados, com a máxima normalidade possível. Por isso, para te ajudar a obter alguns esclarecimentos, consulta abaixo as nossas FAQ’s – perguntas frequentes.
1. BOLSA DE ESTUDO
1.1. Sendo estudante bolseiro, continuo a receber bolsa de estudo e complemento de alojamento?
Sim. A Direção Geral do Ensino Superior (DGES) continua a pagar a prestação da bolsa anual e respetivos complementos, conforme calendário estabelecido.
1.2. Sou estudante bolseiro e estou numa situação especialmente grave, não enquadrável no âmbito normal do processo de atribuição de bolsas de estudo. Como posso requerer um auxílio de emergência?
O requerimento, devidamente fundamentado e comprovado, deve ser remetido através do e-mail: sas@ipleiria.pt.
1.3. Não requeri bolsa de estudo para o corrente ano letivo. Ainda posso submeter a minha candidatura?
Sim, podes – até 24 de junho 2020. Consulta mais informação aqui. Os nossos Serviços prestam-te o apoio necessário para submeteres a tua candidatura.
2. ALOJAMENTO
2.1. Sou estudante bolseiro e estou alojado nas Residências de Estudantes, mas tenho estado ausente. Devo continuar a pagar a mensalidade até ao final do ano letivo?
Sim, aplica-se a mensalidade igual ao valor do complemento de alojamento pago mensalmente pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior) – 76,26€.
2.2. Ausentei-me temporariamente. Posso levantar os meus pertences ou regressar à Residência de Estudantes?
Não, enquanto vigorar o Estado de Emergência, em Portugal, e até novas orientações por parte dos Serviços de Ação Social.
2.3. Tomei conhecimento de que não vou ter aulas presenciais até ao final do ano letivo. Posso fazer o auto de saída da Residência de Estudantes?
Não, enquanto vigorar o Estado de Emergência e até serem dadas novas orientações pelos nossos Serviços.
2.4. Estou alojado nas Residências de Estudantes em isolamento profilático. Posso pedir a entrega de refeições take-away na Residência de Estudantes?
Sim. Podes fazer a tua reserva através do seguinte e-mail: alimentacao@ipleiria.pt
3. APOIOS SOCIAIS
3.1. Sou estudante internacional e necessito de apoio do Politécnico de Leiria. A quem me devo dirigir?
Contacta o Coordenador de curso ou o colaborador responsável pelo acompanhamento dos estudantes internacionais da Escola que frequentas, através dos seguintes e-mails: gmci@ipleiria.pt /estudante.internacional@ipleiria.pt. Podes, ainda, recorrer ao CAE – Centro de Apoio ao Estudante: cae@ipleiria.pt ou contactar-nos: sas@ipleiria.pt.
3.2. Estudo no Politécnico de Leiria. Posso inscrever-me no programa FASE®?
Sim. Consulta as normas e acede aqui ao formulário de candidatura.
Nota: a candidatura de um estudante a este apoio não implica a atribuição imediata de uma bolsa.
3.3. Estou alojado nas Residências de Estudantes e estou com dificuldades em assistir às aulas online. A quem posso recorrer?
Pede apoio, enviando um e-mail para: suporte.dsi@ipleiria.pt.
3.4. Estou com um problema de saúde. Quem me pode ajudar?
Contacta aqui o número interno de emergência da tua Residência de Estudantes ou a linha de Saúde 24 (808 24 24 24). A chamada é gratuita e o atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este serviço assegura o aconselhamento e encaminhamento em situações de doença e medicação.
3.5. Posso pedir apoio psicológico?
Sim. O Centro de Apoio ao Estudante continua a garantir consultas gratuitas de psicologia. Faz o teu agendamento: cae@ipleiria.pt.
→ Caso não obtenhas resposta à tua questão, contacta-nos: sas@ipleiria.pt | (+351) 244 830 640