A Bolsa de Estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o estudante não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.
É da responsabilidade dos Serviços de Ação Social divulgar: os prazos de candidatura a bolsa de estudo, fixados pelo Diretor Geral do Ensino Superior, os procedimentos do concurso para atribuição de bolsa de estudo e a análise das candidaturas dos estudantes do Politécnico de Leiria.
Candidatura a Bolsas de Estudo
» Como concorrer
› Antes de iniciares a candidatura, lê com atenção o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior e as instruções/informações de preenchimento, disponíveis no Guia Prático de Candidatura a Bolsa de Estudo e nas Perguntas Frequentes.
› A candidatura a Bolsas de Estudo é efectuada online, através da Plataforma BeOn. Para concorreres a uma bolsa de estudo, terás que ter as credenciais de acesso (nome de utilizador e password).
› Se frequentas o ensino superior (licenciatura ou mestrado) ou um Curso Superior Técnico Profissional (TeSP) e nunca concorreste a uma bolsa de estudo efetua, em primeiro lugar, o pedido das credenciais de acesso.
Se não te recordas das credenciais, solicita a recuperação da palavra passe. Para tal, basta acederes à área reservada ao estudante e selecionares a opção “Esqueceu-se do seu código de utilizador ou da palavra-passe?”, inserindo os números do documento de identificação e do telemóvel. Irás receber, depois, uma SMS ou um e-mail com as credenciais de acesso à plataforma.
» Prazos de Candidatura
› Entre 25 de junho e 30 de setembro;
› Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
› Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora, no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.
Quando a inscrição ocorrer antes de 30 de setembro, o estudante dispõe de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro.
A candidatura pode, ainda, ser submetida entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.
Para mais informações, contacta os Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.
Candidatura Bolsas de Estudo – NEE
O Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, definiu como um dos desígnios da legislatura a iniciativa: “Inclusão para o Conhecimento”, no sentido de promover o acesso ao ensino superior e ao conhecimento dos cidadãos com necessidades especiais, considerando que dessa forma estão criadas as condições para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática e inclusiva.
Nesse sentido, os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% podem solicitar a concessão de uma bolsa de estudo correspondente ao valor da propina efetivamente paga. Para o pedido de obtenção da bolsa os estudantes devem:
> estar matriculados e inscritos numa instituição de ensino superior;
> comprovar o grau de incapacidade através de um atestado médico de incapacidade multiuso;
> ter a situação tributária e contributiva regularizada.
Para mais informações, consulte a informação disponível aqui.
Bolsas FASE®
O Fundo de Apoio Social ao Estudante (FASE®) é uma medida de apoio social desenvolvida pelo Politécnico de Leiria, no âmbito da sua responsabilidade social, orientada para os seus estudantes.
Promovido pelos Serviços de Ação Social, o FASE® pretende complementar os demais formatos de apoio existentes, auxiliando estudantes em situação de carência económica e que estão empenhados em concluir o seu curso.
Este programa visa contribuir para o combate ao abandono e insucesso escolar, facilitando a integração social e académica dos estudantes e possibilitando-lhes a aquisição e desenvolvimento de competências transversais, promotoras de empregabilidade e sucesso profissional.
Documentos de Apoio
Modelo 1 – Bolsa de Estudo – Declaração sob compromisso de honra – outros rendimentos
Modelo 2 – Bolsa de Estudo – Declaração sob compromisso de honra – património mobiliário