A Bolsa de Estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o estudante não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

É da responsabilidade dos Serviços de Ação Social divulgar os prazos de candidatura a bolsa de estudo fixados pelo Diretor Geral do Ensino Superior, os procedimentos do concurso para a atribuição de bolsa de estudo e análise das candidaturas dos estudantes do IPLeiria.

 

Candidatura Bolsas de Estudo 2017 – 2018

 » Como Concorrer

›  Antes de iniciar a candidatura leia com atenção o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior e as instruções/informações de preenchimento disponíveis no Guia Prático de Candidatura a Bolsa de Estudo e nas Perguntas Frequentes.

›  A candidatura a Bolsas de Estudo é efectuada online, através da Plataforma BeOn. Para concorrer a bolsa de estudo terá que ter as credenciais de acesso (nome de utilizador e password).

›  Se frequenta  o Ensino Superior (Licenciatura ou Mestrado) ou um Curso Superior Técnico Profissional (TeSP) e nunca concorreu a bolsa de estudo, efetue primeiro pedido das credenciais de acesso.

›  Após a validação dos seus dados pelos nossos serviços, no prazo máximo de 24/48H receberá no n.º de telemóvel que indicou um SMS com as credenciais de acesso à Plataforma BeOn
›  Se no ano letivo anterior concorreu a bolsa de estudo, as credenciais de acesso continuam ativas. 

Se não se recorda das credenciais , solicite a recuperação da palavra passe. Aceda à área reservada ao estudante e recupere a palavra passe através do link “Esqueceu-se do seu código de utilizador ou da palavra-passe?”,  introduzindo o número do seu documento de identificação e o número do seu telemóvel. Receberá uma SMS ou e-mail com as credenciais de acesso à Plataforma BeOn.

» Prazos de Candidatura

›  Entre o dia 25 de junho de 2017 e o dia 30 de setembro de 2017;

›  Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;

›  Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

Quando a inscrição ocorra antes de 30 de setembro, o estudante dispõe de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro.
A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro de 2017 e 31 de maio de 2018, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio. 

 

Para mais informações, contacte os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria.

 

As bolsas de estudo são co-financiadas pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português no âmbito do Programa Operacional de Capital Humano (POCH).

_POCH_Oficial_PT2020_UE_FEEI_Logo

Bolsas FASE®

O Fundo de Apoio Social ao Estudante (FASE®) é uma medida de apoio social desenvolvida pelo Politécnico de Leiria, no âmbito da sua responsabilidade social, orientada para os seus estudantes.

Enquanto medida de apoio social promovida pelos Serviços de Ação Social, o FASE® pretende complementar os demais formatos de apoio existentes, auxiliando estudantes em situação de carência económica e que estão empenhados em concluir o seu curso.

Este programa visa contribuir para o combate ao abandono e insucesso escolar, facilitando a integração social e académica dos estudantes e possibilitando-lhes a aquisição e desenvolvimento de competências transversais, promotoras de empregabilidade e sucesso profissional.

Normas FASE®

Candidatura ao Programa FASE ® – Ano letivo 2017/2018