Gestão Hoteleira e Alojamento

Gestão Hoteleira e Alojamento

Tipo de curso:
TeSP

Apresentação do curso

O curso Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira e Alojamento visa formar profissionais aptos para supervisionar, coordenar e controlar as atividades das secções da receção e dos andares que incorporam o departamento de alojamento das diferentes unidades hoteleiras, nomeadamente receção, portaria, andares, quartos, zonas públicas, lavandaria e rouparia.

Coordenador do curso

Ana Raquel Marques Simões
ana.simoes@ipleiria.pt

Código

4531

Escola

Cidade

Idioma

Português

Regime

Diurno

Duração

2 Anos

Vagas

Contingente Geral: 50
Contingente Internacional: 4
Mudança de Par Instituição/Curso: 6

Registo DGES

Objetivos

  • Definir o posicionamento estratégico do departamento de alojamento, assim como os produtos e serviços na unidade hoteleira, tendo em conta a sua relação com os restantes departamentos e as novas tendências de mercado;
  • Elaborar o organograma do departamento de alojamento, bem como o fluxo de trabalho e de comunicação das diferentes secções;
  • Definir e controlar as normas de serviço das diferentes secções, assim como os procedimentos relativos a reserva, chegada, receção, estadia e partida dos hóspedes, à limpeza e arrumação de áreas públicas, quartos e lavandaria/rouparia e à inventariação e manutenção dos equipamentos/utensílios;
  • Elaborar e aplicar instrumentos de gestão relativos ao controlo das reservas, das contas de hóspedes, dos custos, da faturação, das vendas utilizando software informático específico;
  • Definir e implementar as políticas de gestão do departamento de alojamento tendo por base os diferentes perfis de clientes
  • Analisar e avaliar resultados financeiros e comerciais, através de análise estatísticas e da elaboração de relatórios de follow up;
  • Negociar com fornecedores e com empresas de outsourcing, tendo como objetivo a minimização de custos e o controlo de qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos;
  • Implementar medidas corretivas de gestão tendo em vista a otimização de recursos e a aumento das receitas;
  • Garantir a segurança dos serviços prestados ao cliente, identificando situações de risco e agindo em conformidade;
  • Definir objetivos comerciais tendo em consideração estratégias de marketing e vendas, com o objetivo de definir o posicionamento da unidade hoteleira e a política de comunicação com o cliente;
  • Tratar as reclamações e sugestões dos clientes.

Plano curricular

ECTS: 120

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
  3. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.

Candidatura

Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.

Taxa de candidatura

50€

Taxa de matrícula

Contingente Geral: 0€
Contingente Internacional: 500€

Taxa anual

Contingente Geral: 697 €
Contingente internacional: 2.250,00 €