Intervenção em Espaços Educativos

Intervenção em Espaços Educativos

Tipo de curso:
TeSP

Apresentação do curso

O curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos visa a formação de profissionais aptos para planear, conceber e desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento educacional e pessoal de crianças e jovens, integrando conhecimentos teóricos e práticos no apoio ao funcionamento de instituições e espaços educativos de natureza diversa – creches, jardins-de-infância e escolas; centros de ocupação de tempos livres; serviços educativos de centros culturais, museus e bibliotecas e outras respostas sociais dirigidas a diferentes públicos – promovendo a sua avaliação, integração e complementaridade.

Coordenador do curso

Olga Maria Assunção Pinto dos Santos
olga.santos@ipleiria.pt

Código

4502

Escola

Cidade

Idioma

Português

Regime

Diurno

Duração

2 Anos

Vagas

Contingente Geral: 25
Contingente Internacional: 2
Mudança de Par Instituição/Curso: 5

Registo DGES

Objetivos

  • Intervir em ações promotoras do desenvolvimento educacional de diferentes públicos e em contextos diversificados;
  • Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças e jovens;
  • Preparar, gerir e inventariar recursos de apoio à intervenção pedagógica;
  • Planificar e dinamizar atividades de tempos livres;
  • Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção;
  • Acompanhar crianças e jovens nos diversos momentos e nas rotinas do quotidiano da instituição;
  • Integrar equipas de profissionais que intervêm em instituições e espaços educativos, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos;
  • Registar e organizar dados que caraterizem situações observadas no espaço educativo;
  • Planear e desenvolver atividades promotoras da saúde, da segurança e do bem-estar
  • Promover e dinamizar atividades intergeracionais;
  • Implementar procedimentos de qualidade e de avaliação dos espaços educativos;
  • Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem nos espaços educativos.

Plano curricular

ECTS: 120

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
  3. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.

Candidatura

Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.

Taxa de candidatura

50€

Taxa de matrícula

Contingente Geral: 0€
Contingente Internacional: 500€

Taxa anual

Contingente Geral: 697 €
Contingente internacional: 2.250,00 €


Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página.