
Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Conteúdo do curso
Pode candidatar-se, simultaneamente, aos vários mestrados de formação na área da docência para a obtenção da profissionalização, ordenando os cursos por ordem de preferência no formulário de candidatura.
Apresentação do curso
O Mestrado tem como missão a qualificação dos seus estudantes para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português, História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos termos do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Pretende-se, ainda, desenvolver competências teóricas e operacionais que permitam a estes profissionais uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educativos diversificados, mais especificamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em Português, História e Geografia e ser uma formação complementar ao Curso de Licenciatura em Educação Básica, em conformidade com a legislação já referida.
Coordenador do curso
Maria José Nascimento Gamboa
mjgamboa@ipleiria.pt
Coordenadora interina
Dina Catarina Duarte Alves
dina.alves@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral: 22
Registo DGES

Objetivos
- Aprofundar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos relacionados com o ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e com o ensino de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico;
- Consolidar competências de planificação, atuação, avaliação, reflexão e análise crítica considerando as especificidades de contextos educativos diversificados;
- Construir saberes científicos, culturais, tecnológicos e profissionais, mobilizando conhecimentos e capacidades, e adotando atitudes crítico-reflexivas em contextos educativos diversificados;
- Problematizar o papel da escola enquanto polo de desenvolvimento pessoal, social e cultural, concebendo e/ou participando em projetos de investigação em contexto escolar e/ou não escolar;
- Desenvolver capacidades de investigação e competências potenciadoras do envolvimento em percursos de aprendizagem e desenvolvimento profissional ao longo da vida;
- Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal, social e profissional.
Plano curricular
- 1º Ano
- 2º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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Didática do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) | S1 | 4 | 49h | |
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Didática da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino (CEB) | S1 | 4 | 49h | |
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Didática das Ciências Naturais e Sociais no 1.º CEB | S1 | 4 | 49 h | |
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Didática das Expressões no 1.º CEB | S1 | 4 | 49 h | |
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Organização de Contextos de Ensino e Educação | S1 | 4 | 49h | |
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Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB I | S1 | 10 | 270 h | |
A UC contempla os conteúdos científicos e didáticos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos 1.º e 2.º
| ||||
Linguística do Texto e Géneros Textuais | S2 | 4 | 49 h | |
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Investigação em Educação | S2 | 2 | 32 h | |
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Complementos de História e Geografia de Portugal I | S2 | 4 | 49 h | |
Temas da História de Portugal
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Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB II | S2 | 16 | 156 h | |
A UC contempla os conteúdos científicos e didáticos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos 3.º e 4.º
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Opção I | S2 | 4 | 49 h | |
O estudante deve escolher uma das seguintes unidades curriculares: Biologia Animal
Matemática e Resolução de Problemas
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Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
---|---|---|---|---|
Didática do Português no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) | S1 | 7 | 80 h | |
| ||||
Didática da História e Geografia no 2.º CEB | S1 | 7 | 80 h | |
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Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB I | S1 | 14 | 155 h | |
A UC contempla os conteúdos científicos e didáticos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos anos de
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Opção II | S1 | 2 | 32 h | |
O estudante deve escolher uma das seguintes unidades curriculares: Educação Inclusiva
Psicologia na Educação
Multiculturalidade e Diversidade Educativa
| ||||
Educação Literária | S2 | 4 | 49 h | |
Educação Literária, Literariedade: entre disciplina e ciência. | ||||
Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB II | S2 | 14 | 155 h | |
A UC contempla os conteúdos científicos e didáticos necessários à concretização das orientações curriculares e programas de Português,
| ||||
Complementos de História e Geografia II | S2 | 4 | 49 h | |
Temas da História de Portugal | ||||
Opção III | S2 | 4 | 49 h | |
O estudante deve escolher uma das seguintes unidades curriculares: Educação e Literacia dos Media
Língua, Literacia e Criatividade
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Opção IV | S2 | 4 | 49 h | |
O estudante deve escolher uma das seguintes unidades curriculares: Oficina de STEAM
Sociedade, Cultura e Território
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Condições de acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino do 1º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
- Titulares de outras Licenciaturas que, na formação superior obtida demonstrem ter: nas áreas de docência e didáticas específicas um mínimo de 90 ECTS, distribuídos nos seguintes termos: 20 a 30 créditos em Português; 20 a 30 créditos em Matemática; 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física; e na área educacional: 10 a 20 créditos.
É também condição de acesso ao ciclo de estudo, aprovação na prova de avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com o estipulado na legislação em vigor (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio).
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino do 1º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
- Titulares de outras Licenciaturas que, na formação superior obtida demonstrem ter: nas áreas de docência e didáticas específicas um mínimo de 90 ECTS, distribuídos nos seguintes termos: 20 a 30 créditos em Português; 20 a 30 créditos em Matemática; 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física; e na área educacional: 10 a 20 créditos.
É também condição de acesso ao ciclo de estudo, aprovação na prova de avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com o estipulado na legislação em vigor (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio).
Edital
Edital 2025 2v
Edital 2025 2v
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 31/07/2024
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 31/07/2024
Acreditação A3ES
Mais informações
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Edital das Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2025/2026
Plano de Estudos
Declaração de retificação nº 680/2015, D. R. nº 155, 2.ª série de 11-08-2015
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Edital das Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2025/2026
Plano de Estudos
Declaração de retificação nº 680/2015, D. R. nº 155, 2.ª série de 11-08-2015
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 30€
Contingente geral: 30€
Propina anual
Contingente geral: 697 €
Contingente geral: 697 €