
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Conteúdo do curso
Pode candidatar-se, simultaneamente, aos vários mestrados de formação na área da docência para a obtenção da profissionalização, ordenando os cursos por ordem de preferência no formulário de candidatura.
Apresentação do curso
Este ciclo de estudos é profissionalizante, bem como os seus objetivos gerais. Pretende qualificar para a docência no domínio de «Educador de infância e professor do ensino básico: 1.º ciclo» (cf. Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro e Decreto-Lei nº79 /2014 de 14 de maio); aprofundar conhecimentos científicos, didáticos, pedagógicos, relacionados com a Educação de Infância e com o 1.ºCEB; consolidar competências de planificação, avaliação, reflexão e análise crítica adequadas a contextos educativos diversificados; desenvolver práticas de gestão de ambientes de aprendizagem com recurso a estratégias de pedagogia diferenciada; desenvolver capacidades de investigação, de intervenção e de aprendizagem ao longo da vida. Visa o desenvolvimento de competências teóricas e operacionais que permitam uma reflexão e intervenção adequadas a contextos educativos diversificados, mais especificamente em educação préescolar e no 1.ºCEB, como formação complementar ao Curso de Licenciatura em Educação Básica.
Coordenador do curso
Clarinda Luísa Ferreira Barata
clarinda.barata@ipleiria.pt
Código
Escola
Cidade
Idioma
Regime
Duração
Vagas
Contingente geral: 24
Registo DGES

Objetivos
Os principais objectivos do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico são:
- Qualificar profissionalmente para a docência generalista na educação de infância, e no 1º ciclo do ensino básico
- Aprofundar conhecimentos científicos, didáticos, pedagógicos, relacionados com a Educação de Infância e com o 1º ciclo do ensino básico
- Consolidar competências de planificação, avaliação, reflexão e análise crítica adequadas a contextos educativos diversificados
- Desenvolver práticas de gestão de ambientes de aprendizagem, com recurso a estratégias de Pedagogia Diferenciada
- Desenvolver capacidades de investigação, de intervenção e de aprendizagem ao longo da vida
Plano curricular
- 1º Ano
- 2º Ano
Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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Prática do Ensino Supervisionado em Creche | S1 | 14 | 275 h | |
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Educação Literária | S1 | 4 | 49 h | |
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Investigação em Educação | S1 | 2 | 32 h | |
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Didática da Creche | S1 | 10 | 130 h | |
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Didática do Jardim de Infância | S2 | 12 | 138 h | |
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Matemática e Resolução de Problemas | S2 | 4 | 49 h | |
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Prática de Ensino Supervisionada em Jardim de Infância | S2 | 10 | 130 h | |
A UC contempla os conteúdos científicos e didáticos necessários à concretização das orientações curriculares para a Educação Pré-
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Código | Nome | Semestre | ECTS | Duração |
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Didática da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básica (CEB) | S1 | 4 | 49 h | |
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Didática do Português no 1.º CEB | S1 | 4 | 49 h | |
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Didática do Estudo do Meio no 1.º CEB | S1 | 4 | 49 h | |
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Didática das Expressões no 1.º CEB | S1 | 4 | 49 h | |
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Organização de Contextos de Ensino e Educação | S1 | 4 | 49 h | |
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Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB I | S1 | 10 | 165 h | |
A UC contempla os conteúdos científicos e didáticos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos 1.º e 2.º
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Biologia Animal | S2 | 4 | 49 h | |
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Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB II | S2 | 16 | 270 h | |
A UC contempla os conteúdos científicos e didáticos necessários à concretização das orientações curriculares e programas dos 3.º e 4.º anos de escolaridade em que os estudantes serão colocados.
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Opção I | S2 | 4 | 49 h | |
O estudantes deve escolher uma das seguintes unidades curriculares: Dados e Probabilidades
Educação e Literacia dos Media
Língua, Literacia e Criatividade I. LITERACIA
II. RELAÇÃO COM A LÍNGUA
IV. DINAMIZAÇÃO DE ACTIVIDADES
Tópicos de Física em Contexto
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Opção II | S2 | 4 | 49 h | |
O estudantes deve escolher uma das seguintes unidades curriculares: Geologia e Ambiente
Oficina de STEAM
Sociedade, Território, Património e Cultura
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Opção III | S2 | 2 | 32 h | |
O estudantes deve escolher uma das seguintes unidades curriculares: Educação Inclusiva
Multiculturalidade e Diversidade Educativa
Psicologia na Educação
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Condições de acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
- Titulares de outras Licenciaturas que, na formação superior obtida demonstrem ter: nas áreas de docência e didáticas específicas um mínimo de 90 ECTS, distribuídos nos seguintes termos: 20 a 30 créditos em Português; 20 a 30 créditos em Matemática; 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física; e na área educacional: 10 a 20 créditos.
É também condição de acesso ao ciclo de estudo, aprovação na prova de avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com o estipulado na legislação em vigor (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio).
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico:
- Titulares do grau de Licenciado em Educação Básica
- Titulares de outras Licenciaturas que, na formação superior obtida demonstrem ter: nas áreas de docência e didáticas específicas um mínimo de 90 ECTS, distribuídos nos seguintes termos: 20 a 30 créditos em Português; 20 a 30 créditos em Matemática; 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física; e na área educacional: 10 a 20 créditos.
É também condição de acesso ao ciclo de estudo, aprovação na prova de avaliação do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com o estipulado na legislação em vigor (Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio).
Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao Politécnico de Leiria devem ser consultadas na página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.
Edital
Edital 2025 2v
Edital 2025 2v
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 08/07/2025
Acreditação A3ES
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 08/07/2025
Acreditação A3ES
Mais informações
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Edital Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2025/2026
Plano de estudos
Regulamento das Provas de Avaliação das Condições Gerais de Ingresso nos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico
Regulamento Provas de Avaliação – Domínio Oral e Escrito
Edital Provas de Avaliação do Domínio Oral e Escrito da Língua Portuguesa_2025/2026
Plano de estudos
Candidatura
Depois de escolheres o curso confirma no botão como me candidato a opção que se adequa ao teu perfil.
Taxa de candidatura
60€
60€
Taxa de matrícula/inscrição
Contingente geral: 30€
Contingente geral: 30€
Propina anual
Contingente geral: 697 €
Contingente geral: 697 €