Healthy Campus
Saúde Mental e Social
A saúde mental é definida como um estado de bem-estar em que cada indivíduo realiza o seu próprio potencial, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar produtiva e frutuosamente, e é capaz de dar uma contribuição para si ou para a sua comunidade.
A saúde social envolve a capacidade de construir relações interpessoais satisfatórias. Está também relacionada com a capacidade de se adaptar confortavelmente a diferentes situações sociais e agir adequadamente numa variedade de contextos. Cada relação deve incluir fortes capacidades de comunicação, empatia pelos outros e um sentido de responsabilidade. Em contraste, traços como ser solitário, vingativo ou egoísta podem ter um impacto negativo na saúde social. Globalmente, o stress pode ser uma das ameaças mais significativas para uma relação saudável.
A saúde social é geralmente definida como a capacidade de construir relações significativas com outras pessoas e interagir de forma saudável e positiva. A forma como as pessoas se ligam aos outros, se adaptam a diferentes situações sociais e experimentam um sentimento de pertença, contribuem para a nossa saúde social.
A saúde mental e social são pontos importantes para os estudantes, mas também para toda a comunidade académica. Os estudantes experimentam muitas situações stressantes durante a sua carreira académica e há uma necessidade crescente de desenvolver programas para ajudar os estudantes a lidar com a gestão do stress.