IPL XXI

Actividades

Operação IPL XXI

No âmbito da operação IPL XXI, candidatado aos Sistemas de Apoios à Modernização Administrativa, o IPLeiria desenvolve esforços nas seguintes actividades.


Balcão virtual

Objectivos

  • Ponto de integração ao acesso de serviços e conteúdos.
  • Melhorar o acesso dos vários públicos aos inúmeros serviços prestados pelo IPL.
  • Diminuição do tempo de procura dos serviços pelos diferentes públicos.
  • Melhorias na eficácia da comunicação, através de informação direccionada a cada publico alvo.
  • Aumento da eficiência dos processos, através da submissão e acompanhamento electrónico dos mesmos.
  • Aumento da transparência na tramitação dos processos.
  • Aumentar a visibilidade do IPL.

Descrição

Sistema de agregação da informação em portal único, de acesso diferenciado aos vários públicos, onde será disponibilizada a informação e serviços interactivos. Corresponde ao conjunto formado por soluções tecnológicas de suporte à disponibilização de um ambiente WEB para todo o IPL, alavancado num Portal. A forte integração entre o Portal e as soluções de suporte ao ambiente WEB permitirão a implementação eficiente de iniciativas de e-Business (ex: Personalização, Gestão de Conteúdos, Segurança, Servidor de Aplicações, etc.).


Gestão documental

Objectivos

  • Melhorias na integração dos serviços, através da disponibilização da aplicação no balcão único virtual.
  • Aumento da disponibilidade de serviços on-line, através de formulários de submissão.
  • Melhorias no tempo de resposta através da tramitação electrónica.
  • Redução de custos de papel.
  • Redução de necessidade de cópias.
  • Aumento do acesso e transparência dos processos.
  • Possibilidade de submissão e despacho independentemente da hora e local.
  • Aumento da segurança do acesso à informação, com a definição de políticas de controlo de acesso.
  • Aumento da confiabilidade do despacho, através de assinatura digital diminuir o tempo de procura de documentos através de mecanismos de procura e de vários métodos.
  • Automatização dos percursos de circulação através da possibilidade de desencadear acções pré-definidas após a ocorrência de determinados eventos (como por exemplo, alteração de um documento).
  • Ter capacidades de gestão de versões de documentos.

Descrição

Sistema de submissão e encaminhamento de pedidos e outra informação com suporte à tramitação por via electrónica. A Gestão Documental destina-se a criar metodologias diferentes utilizando os meios tecnológicos para tratamento de processos do IPL (Ex. processo de compras, férias, expediente, ?) assim como à criação de formas de análise e verificação de estados e dados de desempenho desses processos. O Sistema de Gestão Documental deverá ser responsável pelo armazenamento, indexação e disponibilização electrónica, para os utilizadores e para outros sistemas, de todos os documentos. Isto passa pela classificação de todos os documentos relevantes, estejam eles em formatos electrónicos ou em papel, devendo estes últimos ser digitalizados.


Suporte à actividade dos serviços administrativos

Objectivos

  • Aumento da cobertura de processos informatizados.
  • Aumento da integração entre aplicações.
  • Diminuição do trabalho duplicado.
  • Anular a duplicação das tarefas.
  • Obtenção automática de dados de gestão.
  • Agilizar processos.
  • Disponibilização real de serviços on-line.

Descrição

As actividades relacionadas com as áreas Administrativa e Financeira, e Logística e Operacional são na sua essência comuns e similares a outras organizações. Neste contexto existem sistemas designados de ERP (Enterprise Resource Planning) que possuem as funcionalidades típicas no suporte a esta actividade, podendo igualmente serem adaptadas para necessidades específicas. Recomenda-se neste contexto a selecção de um produto de mercado ERP, que poderá ser utilizado transversalmente no IPL de acordo com as necessidades de negócios das várias instituições e áreas funcionais. Os principais componentes deste sistema são, resumidamente:Contabilidade: implementação do Plano Oficial de Contabilidade Pública, na sua versão adaptada ao sector da Educação (POCE), suportando a execução de contabilidade orçamental, patrimonial e analítica; Facturação: controle e processamento de receitas próprias do IPL, gestão de contas correntes; Aprovisionamento: controle de stocks, contas correntes de fornecedores, controle de encomendas e contratos de prestação de serviços, emissão de mapas diversos de gestão de stocks; Tesouraria: pagamentos e recebimentos, controlo das contas bancárias, controlo do fundo de maneio, controlo das aplicações financeiras (depósitos), previsões de cash-flow; Património: gestão do imobilizado, suporte aos diversos mapas legais, cálculo das amortizações e reintegrações; Recursos Humanos: gestão dos recursos humanos, com a necessidade específica de gerir o quadro de pessoal docente, progressão na carreira, processamento de salários, mapas de vencimento e de descontos, recibos de vencimento, mapas de férias e de antiguidade, tratamento da ADSE, emissão do Balanço Social; Manutenção: suporte aos diversos tipos de intervenção técnica na infra-estrutura e património da Escola, incluindo a gestão dos projectos de intervenção; Expediente: registo de todas as entradas e saídas de documentos na ESTG (com ligação ao sistema de Gestão Documental e digitalização dos documentos relevantes).


Gestão cientifíca e pedagógica

Objectivos

  • Plataforma integrada no portal para disponibilização da informação de forma transparente.
  • Divulgação de forma facilitada da informação para alunos, horários, sumários, avaliações, etc..
  • Melhoria do tempo de disponibilização da informação.
  • Repositório unico de informação cientifica, eliminando redundância e erros da informação.

Descrição

A componente de Gestão Científica e Pedagógica têm como objectivo o desenvolvimento de uma aplicação que considere todos os processos necessários para criação e gestão de horários, sumários, avaliações, salas e equipamentos das unidades de ensino do IPLeiria. Esta aplicação está direccionada principalmente aos docentes, estudantes e funcionários que apoiam as actividades pedagógicas, havendo um vasto leque de funcionalidades.


Bolsa de emprego do IPL 

Objectivos

  • Orientar e apoiar os alunos no processo de inserção no mercado de trabalho.
  • Divulgar em permanência as ofertas de emprego e de estágios profissionais para finalistas, bacharéis, licenciados e pós-graduados.
  • Ser um elo de ligação com as empresas e outras instituições, divulgando as suas ofertas de emprego e de estágios profissionais.
  • Promover a ligação entre o Estudante, o IPL e a Comunidade Empresarial e Institucional.
  • Desenvolver acções de formação e informação de forma a facilitar a integração profissional.
  • Promover acordos e protocolos de colaboração no âmbito da oferta de emprego e de estágios profissionais.
  • Disponibilização deste serviço no balcão único virtual.

Descrição

O projecto consiste numa aplicação Web dinâmica que suporte a bolsa de emprego do IPLeiria. A aplicação deverá permitir o registo de dados de curriculum vitae de estudantes e antigos estudantes do IPLeiria assim como o registo de oportunidades de emprego e/ou estágio por serviços do IPLeiria e/ou entidades externas ao IPLeiria mas registadas na aplicação. Recorrendo a um sistema de classificação de áreas sobre os candidatos e as ofertas, haverá a possibilidade de cruzar informação dos candidatos com as ofertas disponíveis, permitindo o envio de alertas, newsletters e pesquisas por área.


Suporte à actividade académica

Objectivos

  • Aumento dos serviços web aos alunos.
  • Melhorias nos sistemas de pagamentos.
  • Diminuição do tempo de tramitação de processos.
  • Diminuição do número de atendimentos presenciais.

Descrição

Este sistema dá resposta aos requisitos associados aos processos de gestão académica, nomeadamente nas áreas de:Alunos (processo individual, matrículas, inscrições, regimes especiais, presenças, classificações)Cursos (disciplinas, planos curriculares, relatórios)DocentesCandidaturas (ingressos, re-ingressos, mudanças, transferências, concursos especiais)Turmas, Horários, Salas, Serviço Docente, Sumários, FaltasRegisto de Notas, emissão de Pautas e Livros de TermosPropinas e outras ReceitasEmissão de Certidões e DiplomasNa área Académica pretende-se aumentar a cobertura de serviços Web para os alunos, de forma a proporcionar ao alunos um maior acesso aos serviços e uma maior rapidez na sua resolução.


Aumento da cobertura da rede informática 

Objectivos

  • Aumentar a base de pontos de acesso aos sistemas nas escolas ESEL e ESAD.CR.
  • Melhorar o acesso a serviços web nestas Escolas.

Descrição

O projecto consiste na instalação de novas estrutura físicas de rede de dados (com fios e sem fios) no campus 1 (ESEL) e campus 3 (ESAD) do IPL que permitam o aumento da cobertura de rede de dados nestes locais. Este projecto irá melhorar de forma significativa o acesso dos clientes internos destas instituições às aplicações.


Base de dados dos espaços

Objectivos

  • Criar um repositório único e fidedigno de informação sobre os espaços de todos os campus e edifícios do IPL.
  • Melhorar a tramitação de processos relacionados com a marcação de avaliações, congressos, reuniões, seminários, salas de aulas, anfiteatros.
  • Melhorar a informação sobre a afectação do património do IPL.
  • Melhorar a resposta à tutela e demais instituições, aquando do preenchimento de inquéritos sobre a capacidade instalada.

Descrição

Criar um repositório actualizado de espaços que dê suporte às demais aplicações que utilizam essa informação. A base de dados de espaços deverá ser enquadrada numa perspectiva integrada, dando suporte a todas as actividades que afectam as disponibilidades de recursos e a sua capacidade (obras sobre instalações, ocupação em actividade lectiva, manutenções variadas, eventos programados, preparação prévia das instalações, avarias, etc.).


Certificados digitais – leitores de cartões

Objectivos

Aumento das condições de utilização do cartão do cidadão, quer para aplicações externas como internas. Promoção do cartão do cidadão como forma de autenticação e assinatura. Suporte para a utilização da assinatura digital no dia a dia, com melhorias na comunicação quer em tempo quer em fiabilidade.

Descrição

Equipamento necessário para suportar a leitura de cartões do cidadão que identificarão as pessoas e assegurarão a autenticidade, pelo mecanismo de assinatura electrónica. Os certificados digitais irão permitir identificar os utilizadores no acesso as aplicações, bem como assinar os documentos digitalmente. Para isso irá utilizar-se o cartão do cidadão. Assim, de forma aos postos de trabalho terem disponível um leitor de para o referido cartão é necessário substituir os teclados por uns com leitores incorporados. Sendo assim, este equipamento será para suporte a autenticação e acesso às aplicações.


Cópias de segurança

Objectivos

  • Melhorias no tempo de Backup.
  • Melhorias no tempo de reposição em caso de falha dos sistemas informáticos.
  • Maior espaço para salvaguarda de informação, ou seja, mais cópias de segurança.
  • Aumento da probabilidade de sucesso num restauro de informação.
  • Sistema com redundância, que diminui a probabilidade de danos nos suportes.
  • Melhorias na monitorização do estado da informação.

Descrição

O projecto tem por objectivo aumentar a segurança dos dados pertencentes a todas as aplicações utilizadas no Instituto Politécnico de Leiria assim como os dados gerados pelos funcionários que trabalham na mesma instituição, garantido dessa forma a integridade da mesma no caso de desastre ou outro tipo de acontecimento que possa a vir destruir os dados. Pretende-se criar um sistema de cópias de segurança unificado em termos de funcionamento e descentralizado de modo a que as cópias de segurança e os dados originais não estejam unicamente na mesma localização geográfica.


Correio electrónico e agenda unificada

Objectivos

  • Melhorar a disponibilidade do serviço de correio electrónico.
  • Simplificar a gestão do serviço, passando de vários sistemas para um sistema único.
  • Melhorar as usabilidade do serviço através de interfaces web, fáceis de usar e integrados com o balcão único virtual.
  • Alargar os serviços de colaboração, através de serviços de agenda partilhada, tarefas, etc.

Descrição

O projecto tem por objectivo simplificar e tornar mais eficiente a comunicação dentro do Instituto Politécnico de Leiria, que engloba toda a comunidade académica docente, não docente e estudantes. O Microsoft Exchange visa tornar-se uma ferramenta fundamental e essencial de apoio para a comunicações automáticas de vários processos para com os utilizadores através dos portais que irão ser implementados no Microsoft SharePoint.


Servidores e armazenamento de suporte aos serviços

Objectivos

  • Dar suporte adequado aos diversos serviços em termos de hardware (servidores e armazenamento).
  • Dotar os serviços de uma solução de alta disponibilidade, através de sistemas robustos.
  • Efectuar uma gestão eficiente dos recursos de armazenamento, através da utilização de soluções de armazenamento centralizado.

Descrição

Infraestrutura de suporte aos serviços, constituído por servidores e armazenamento.


VoIP – melhoria da comunicação entre serviços

Objectivos

  • Melhorar as comunicações de suporte aos serviços, com impacto nos processos, através da criação de acessos telefónicos exteriores directos aos serviços.
  • Diminuir os custos de comunicações, através da rentabilização das ligações de dados para comunicações de voz.
  • Diminuir os custos de comunicações através do alargamento de possibilidades de contratação de serviços (SIP).

Descrição

A actividade de voz sobre IP (VOIP) tem como objectivo dotar a instituição das infra-estruturas necessárias ao transporte do tráfego de voz dentro da rede e num ambiente convergente, integrado e seguro. O VOIP será uma rede que interligará todos os sistemas telefónicos de todas as unidades do IPL mediante utilização da rede da instituição, promovendo desta forma a agregação da procura e entrega centralizada e segura de tráfego em operadores de telecomunicações. A abordagem técnica proposta pressupõem a coexistência com a infra-estrutura telefónica actual, facilitando planos faseados de substituição de centrais e terminais telefónicos.


Divulgação e publicidade

Objectivos

Promover e divulgar os serviços da operação, com a finalidade de atingir os objectivos da mesma.

Descrição

No âmbito da divulgação e publicitação dos serviços decorrentes das actividades a implementar com a operação será necessário desenvolver acções junto dos diferentes beneficiários da mesma. Neste contexto, a divulgação será efectuada com recurso ao mailing,  à publicitação da informação no portal da instituição, bem como recorrendo ao desenvolvimento e distribuição de material promocional.


Sistema de incentivos/medida de apoio: Programa Operacional Factores de Competitividade – Sistemas de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA).

Montantes de investimento e de apoio: 1.504.250,00 €

Montantes de apoio: 1.052.975,00 € (comparticipação FEDER 70%)

Prazo de execução: Março de 2010