Nota de Pesar pelo falecimento do Professor João Bonifácio Serra

Nota de Pesar – Falecimento do Professor João Bonifácio Serra

O Instituto Politécnico de Leiria vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Professor João Bonifácio Serra, de 73 anos, natural de Caldas da Rainha, nome incontornável da região ligado às artes e à cultura.

Exerceu funções públicas durante mais de trinta anos, tendo iniciado a sua vida profissional em 1970, como professor do ensino secundário. Em 1979 principia funções como professor do ensino superior e em 1989 é nomeado Vogal da Comissão Instaladora da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), Escola do Instituto Politécnico de Leiria.

De entre os cargos públicos desempenhados destacam-se o de assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, entre 1997 e 2006, e o de vogal do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, em 2009, assumindo a partir de 2011 o cargo de Presidente da Fundação, que ocupou até 2013, tendo sido o responsável pela iniciativa “Guimarães 2012” – Capital Europeia da Cultura.

Na ESAD.CR exerceu, para além das funções docentes e de investigação, o cargo de Presidente da Assembleia de Representantes. Foi interveniente ativo e mobilizador na criação dos cursos de licenciatura em Programação e Produção Cultural e de Mestrado em Gestão Cultural, de que foi coordenador. Foi membro do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, entre 2008 e 2018 e Pró-Presidente, entre 2014 e 2018. Teve um papel crucial na Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade atribuída ao Instituto Politécnico de Leiria em 2018, e da qual era justo titular.

Foi comissário do projeto Molda e assumiu em 2018 a coordenação do Conselho Estratégico da Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027. Integrava a Comissão Diretiva do Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA) da ESAD.CR – Politécnico de Leiria, unidade de investigação onde coordenava diversos projetos nas áreas da cerâmica, estudos de património e gestão cultural.

Recebeu diversas condecorações atribuídas pelo desempenho de funções no âmbito das relações do Estado português com outros Estados (Luxemburgo, Itália, Grécia, França, Finlândia, Noruega, Tunísia, Argélia, Marrocos, Turquia, Canadá). Em Portugal foi agraciado com a Ordem da Liberdade, Grande Oficial (2005) e a Ordem de Cristo, Grã-Cruz (2005) e com a Medalha da cidade, grau Ouro, de Caldas da Rainha (2000) e de Guimarães (2013).

Professor João Bonifácio Serra na Cerimónia de Jubilação (ESAD.CR)

O Instituto Politécnico de Leiria endereça à família e aos amigos do Professor João Bonifácio Serra as mais sentidas condolências neste momento de tristeza.