Politécnico de Leiria recebe Selo de Qualidade Academia Voluntária

Distinção deve-se ao reconhecimento da promoção de práticas de voluntariado, divulgação, sensibilização e mobilização no contexto académico

O Politécnico de Leiria foi recentemente distinguido com o Selo de Qualidade Academia Voluntária pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), como reconhecimento da promoção de práticas de voluntariado, da sua divulgação, sensibilização e mobilização.

Esta é uma distinção atribuída às instituições de ensino superior, após processo de candidatura e de avaliação por elementos externos, pelo trabalho desenvolvido no último ano, na promoção da prática do voluntariado. Trata-se, por isso, de uma ferramenta para a qualificação e responsabilização das práticas de voluntariado desenvolvidas, assim como para a criação de redes de partilha para a monitorização, promoção e implementação de projetos nesta área.

O Selo de Qualidade Academia Voluntária é uma garantia que as instituições de ensino superior distinguidas cumprem os critérios de seleção definidos, atestados pela CASES, com resultados de monitorização disponíveis e validados relativos à continuidade das práticas de voluntariado.

Para o Politécnico de Leiria, esta distinção é mais um incentivo para o incremento das atividades de voluntariado e para o aumento do número de voluntários, visando a promoção do pleno exercício da solidariedade e da cidadania. Além da promoção de iniciativas no contexto académico, é colocada uma aposta na colaboração com as entidades da região e além-fronteiras.

Pretende-se não só que os estudantes sejam excelentes profissionais, com elevadas competências técnicas e científicas, mas também, cada vez mais, melhores cidadãos que adquirem competências sociais para a transformação da sociedade.

O Politécnico de Leiria congratula-se com esta distinção, sendo um fator de motivação e de maior responsabilidade para dar continuidade ao trabalho que se tem vindo a desenvolver sentido de promover uma comunidade mais solidária e socialmente comprometida.