Pedro António Amado de Assunção

CATEGORIA PROFISSIONAL

Professor Coordenador Principal

OUTROS LINKS

Pedro Assunção é Professor Coordenador Principal afeto ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, onde exerce funções docentes desde 1990. Possui os graus de Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica (Universidade de Coimbra, 1988, 1993), Doutor em Engenharia Eletrotécnica (PhD, University of Essex, 1998), e o título de Agregado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (Universidade de Lisboa/IST, 2020). É investigador sénior no Instituto de Telecomunicações.

Na ESTG desempenhou funções de Vice-Presidente do Conselho Diretivo (1998), Presidente da Assembleia de Representantes (2003), Presidente do Conselho Pedagógico (2002-2005), Presidente do Conselho Científico (2005-2007) Presidente do Conselho Técnico-Científico (2011-2013), Coordenador de curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica (2009-2014) e Coordenador do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (1998-2001). É membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria desde 2008.

Tem lecionado sobretudo nas áreas de eletrotecnia, eletrónica e comunicações digitais e multimédia. Tem desenvolvido trabalho de investigação no âmbito de projetos de I&D, orientação de mestrados e doutoramentos, em colaboração com instituições académicas e empresas, a maioria focando aspetos relacionados com processamento, compressão e transmissão de informação audiovisual e visão computacional. É autor e coautor de mais de 200 publicações científicas nestas áreas, em conferências, revistas e livros da especialidade e 4 patentes registadas nos Estados Unidos.

Foi coordenador de uma rede europeia de cooperação científica e tecnológica (COST Action) envolvendo investigadores de mais de duas dezenas de países (2012-2016) e participou em diversas ações de mobilidade e cooperação internacionais com instituições de países europeus, Brasil e Cabo Verde.

Outras atividades incluem a colaboração no desenvolvimento do desporto de formação e competição como membro da direção do Trampolins Clube de Leiria (TCL) durante cerca de 10 anos. Atualmente é presidente da Assembleia Geral do TCL e membro da Assembleia Municipal de Leiria.