Prémios e distinções

Categoria Smart Energy

Estudantes do Politécnico de Leiria em 2.º Lugar em Concurso Internacional

O projeto “Energy Measurement, Analysis and Management” da equipa de estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria classificou-se em 2.º lugar na categoria “SmartEnergy” do concurso internacional “Xplore2023 Technology Award for a sustainable world”, promovido pela empresa Phoenix Contact com o patrocínio do Ministério Alemão dos Assuntos Económicos e Ação Climática.

André Branco, Diogo Carreira, João Vaz e Paulo Henriques foram selecionados para a final desta competição (17 a 20 de outubro – Bad Pyrmont, Alemanha), que considerou 6 projetos para o efeito. Inicialmente, foram submetidas 23 propostas à categoria “Smart Energy”, de 12 países diferentes.

Concebido em parceria com a União de freguesias de Leiria Pousos, Barreira e Cortes, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de medição, armazenamento e análise de dados de consumos energéticos em edifícios, utilizando equipamentos de última geração e técnicas de aprendizagem automática (machine learning) para o processamento dos dados.

A proposta em competição contou com o apoio da academia EDUNET da ESTG, com a supervisão dos professores do Departamento de Engenharia Eletrotécnica Pedro Marques, João Sousa, Luís Perdigoto e Paulo Coelho.

Parabéns!