Prémios e distinções

Semana Nacional do Empreendedorismo e da Inovação Distingue Politécnico de Leiria

O projeto “Forma Cerâmica”, da autoria dos estudantes Pedro Carvalho e Sílvia Teixeira, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, conquistou o segundo lugar no Concurso Nacional Poliempreende, cuja fase final decorreu entre os dias 13 e 16 de setembro, no Politécnico de Santarém. Os dois estudantes da ESAD.CR conquistaram um prémio no valor de cinco mil euros, que poderá ser investido no desenvolvimento do seu projeto inovador.

A ideia de negócio desenvolvida por Pedro Carvalho e Sílvia Teixeira consiste em oferecer à indústria cerâmica vários serviços dentro do mesmo espaço, integrando todo o processo de modelação cerâmica e utilizando novas ferramentas como a prototipagem. Perante a falta de profissionais qualificados para esta indústria, na qual o país se posiciona como um dos maiores produtores a nível mundial, a dupla aposta na concentração de serviços num só lugar, contornando atuais constrangimentos afetos a questões logísticas e custos acrescidos ao longo do processo de produção. Este projeto está a ser concebido em parceria com um engenheiro aeroespacial com vista ao desenvolvimento da primeira máquina de fabricação aditiva de cerâmica para fins industriais.

O Politécnico de Leiria foi ainda distinguido com o segundo prémio no Concurso de Casos de Co-Criação de Inovação, através do projeto “Creating SM@RT Walls”. Neste contexto, a PCTS Intelligent Spaces, empresa sediada na região de Leiria especializada no desenvolvimento de paredes que se podem mover e adaptar às necessidades dos seus utilizadores, lançou o desafio de agregar valor às paredes móveis que já produz, como a capacidade de comunicar através delas com o mundo e de lhes integrar recursos novos e inovadores. 

Equipa 2.º Lugar do Polieempreende 2021 (“Forma Cerâmica”)

Equipa 2.º Lugar do Concurso de Casos de Co-Criação ( “Creating SM@RT Walls”)

» Nota de Imprensa