Sessão Solene 2021/2022

Politécnico de Leiria destaca Número Histórico de Estudantes e Investimento no Corpo Docente

A 9 de novembro, decorreu a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022, que teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

O evento começou com a apresentação de Dança Tradicional do Cáucaso com a atuação dos Ballet Boys do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, um grupo de bailarinos que conquistou elevado destaque por via da participação no programa televisivo GotTalentPortugal.

Perante uma plateia repleta de estudantes, docentes, investigadores, técnicos e personalidades do distrito, e sendo a última sessão solene deste mandato enquanto presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa enalteceu o crescimento «muito significativo» do número de estudantes nacionais e internacionais do Politécnico de Leiria, que conta este ano com 5.491 novos estudantes dos diferentes ciclos de estudos, superando a barreira dos 14 mil estudantes matriculados, com igual destaque para as mais de 52.500 pessoas que a instituição de ensino superior já formou.

«Um dos principais marcos alcançados [nos últimos quatro anos] foi a valorização das nossas pessoas, nomeadamente pelo investimento na estabilidade do corpo docente, e pela criação de uma estratégia única de abertura de concursos», afirmou Rui Pedrosa, não esquecendo os constrangimentos orçamentais que a instituição continua a enfrentar.

Já o presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, Pedro Lourtie, protagonista da primeira intervenção do dia, salientou o crescimento do ensino superior português no último meio século. «No início da década de 70 tínhamos 5% dos jovens a entrar no ensino superior. Hoje são perto de 50%. Eram cerca de 20 o número de doutores formados em Portugal por ano. Hoje são 100 vezes mais. Com o 25 de Abril de 1974 verificou-se uma explosão na procura de conhecimento. Lourtie terminou a intervenção com foco no desafio da austeridade climática e a importância de toda a sociedade contribuir para a promoção da sustentabilidade ambiental, onde está certo que «o Politécnico não faltará à chamada, dentro das suas capacidades, com a participação de toda a comunidade académica e a colaboração dos seus parceiros nacionais e internacionais».

Por sua vez, Bruna Raquel Bastos, representante dos estudantes do Politécnico de Leiria, defendeu que esta é uma «instituição com excelentes referências de ensino». «Encontrei em Leiria uma instituição de ensino superior preocupada com os seus estudantes, com diversos programas e iniciativas que visam contribuir para o combate ao abandono e ao insucesso escolar, facilitam a integração social e académica de cada um de nós e que nos proporcionam a oportunidade de adquirir e desenvolver competências transversais, muito úteis ao nosso futuro profissional», partilhou.

Obrigado pela vossa presença!

»» Discurso do Presidente

»» Nota de Imprensa

»» Álbum de Fotografias

»» Despacho Dispensa de Serviço Sessão Solene 2021/2022

A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022 do Politécnico de Leiria contou com a habitual homenagem aos seus colaboradores com mais de 25 anos de serviço e, ainda, com a entrega de prémios, bolsas e distinções a atuais estudantes, diplomados, professores e investigadores do Politécnico de Leiria, nomeadamente: Prémios Politécnico de Leiria – Mérito Ensino Secundário (com o apoio da Caixa Geral de Depósitos; Prémio Ensino Magazine; Distinção Alumni Politécnico de Leiria e Prémios I&D+i Politécnico de Leiria.

Na cerimónia foi entregue um título honorífico Professor Honoris Causa a Carlos Salema, pelos seus contributos para o aprofundamento, de forma determinante, da missão do Politécnico de Leiria ao nível da investigação e desenvolvimento científico.

O Politécnico de Leiria atribuiu ainda o Diploma de Instituição de Mérito Socioprofissional ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL), pela cooperação que tem vindo a ser desenvolvida entre as duas organizações e pela atuação do CHL e de todos os profissionais que o compõem, na resposta que deu à sua comunidade, nomeadamente a comunidade académica do Politécnico de Leiria, e à sociedade em geral.

O Diploma de Instituição de Mérito Socioprofissional foi ainda entregue ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral e ao ACES Oeste Norte, pelas relações estabelecidas com estas instituições e o apoio dado ao Politécnico de Leiria durante o período de pandemia de Covid-19, e como reconhecimento a todos os profissionais de saúde.

Álvaro Laborinho Lúcio, juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, foi convidado a proferir a oração de sapiência, que versou sobre “Educação, Cidadania e Desenvolvimento Humano”.