Sessão Solene 2021/2022
Politécnico de Leiria destaca Número Histórico de Estudantes e Investimento no Corpo Docente
A 9 de novembro, decorreu a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022, que teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
O evento começou com a apresentação de Dança Tradicional do Cáucaso com a atuação dos Ballet Boys do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, um grupo de bailarinos que conquistou elevado destaque por via da participação no programa televisivo GotTalentPortugal.
Perante uma plateia repleta de estudantes, docentes, investigadores, técnicos e personalidades do distrito, e sendo a última sessão solene deste mandato enquanto presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa enalteceu o crescimento «muito significativo» do número de estudantes nacionais e internacionais do Politécnico de Leiria, que conta este ano com 5.491 novos estudantes dos diferentes ciclos de estudos, superando a barreira dos 14 mil estudantes matriculados, com igual destaque para as mais de 52.500 pessoas que a instituição de ensino superior já formou.
«Um dos principais marcos alcançados [nos últimos quatro anos] foi a valorização das nossas pessoas, nomeadamente pelo investimento na estabilidade do corpo docente, e pela criação de uma estratégia única de abertura de concursos», afirmou Rui Pedrosa, não esquecendo os constrangimentos orçamentais que a instituição continua a enfrentar.
Já o presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, Pedro Lourtie, protagonista da primeira intervenção do dia, salientou o crescimento do ensino superior português no último meio século. «No início da década de 70 tínhamos 5% dos jovens a entrar no ensino superior. Hoje são perto de 50%. Eram cerca de 20 o número de doutores formados em Portugal por ano. Hoje são 100 vezes mais. Com o 25 de Abril de 1974 verificou-se uma explosão na procura de conhecimento. Lourtie terminou a intervenção com foco no desafio da austeridade climática e a importância de toda a sociedade contribuir para a promoção da sustentabilidade ambiental, onde está certo que «o Politécnico não faltará à chamada, dentro das suas capacidades, com a participação de toda a comunidade académica e a colaboração dos seus parceiros nacionais e internacionais».
Por sua vez, Bruna Raquel Bastos, representante dos estudantes do Politécnico de Leiria, defendeu que esta é uma «instituição com excelentes referências de ensino». «Encontrei em Leiria uma instituição de ensino superior preocupada com os seus estudantes, com diversos programas e iniciativas que visam contribuir para o combate ao abandono e ao insucesso escolar, facilitam a integração social e académica de cada um de nós e que nos proporcionam a oportunidade de adquirir e desenvolver competências transversais, muito úteis ao nosso futuro profissional», partilhou.
Obrigado pela vossa presença!
A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022 do Politécnico de Leiria contou com a habitual homenagem aos seus colaboradores com mais de 25 anos de serviço e, ainda, com a entrega de prémios, bolsas e distinções a atuais estudantes, diplomados, professores e investigadores do Politécnico de Leiria, nomeadamente: Prémios Politécnico de Leiria – Mérito Ensino Secundário (com o apoio da Caixa Geral de Depósitos; Prémio Ensino Magazine; Distinção Alumni Politécnico de Leiria e Prémios I&D+i Politécnico de Leiria.
Na cerimónia foi entregue um título honorífico Professor Honoris Causa a Carlos Salema, pelos seus contributos para o aprofundamento, de forma determinante, da missão do Politécnico de Leiria ao nível da investigação e desenvolvimento científico.
O Politécnico de Leiria atribuiu ainda o Diploma de Instituição de Mérito Socioprofissional ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL), pela cooperação que tem vindo a ser desenvolvida entre as duas organizações e pela atuação do CHL e de todos os profissionais que o compõem, na resposta que deu à sua comunidade, nomeadamente a comunidade académica do Politécnico de Leiria, e à sociedade em geral.
O Diploma de Instituição de Mérito Socioprofissional foi ainda entregue ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral e ao ACES Oeste Norte, pelas relações estabelecidas com estas instituições e o apoio dado ao Politécnico de Leiria durante o período de pandemia de Covid-19, e como reconhecimento a todos os profissionais de saúde.
Álvaro Laborinho Lúcio, juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, foi convidado a proferir a oração de sapiência, que versou sobre “Educação, Cidadania e Desenvolvimento Humano”.