Sustentabilidade Energética nos Espaços Académicos

Politécnico de Leiria Promove Sustentabilidade Energética nos Espaços Académicos

O Instituto Politécnico de Leiria obteve a aprovação das três candidaturas enquadradas no PRR, submetidas ao Fundo Ambiental no âmbito do Investimento ‘Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central’, num investimento total de 5.160.306,00 euros, com um financiamento europeu de 95%.

Os edifícios a intervencionar são o Edifício do HUB em Saúde no Campus 5 do Politécnico de Leiria, o Edifício D da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e o Edifício da Biblioteca José Saramago, no Campus 2, em Leiria, e o Edifício Pedagógico da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), no Campus 4, em Peniche, devendo as intervenções estar concluídas no prazo máximo de dois anos.

As intervenções a efetuar incidem essencialmente na substituição de iluminação tradicional por iluminação LED, substituição dos sistemas de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e instalação de sistemas fotovoltaicos para produção de energia para autoconsumo, incluindo ainda campanhas de sensibilização e sistemas de gestão e monitorização de energia. Estas intervenções irão permitir uma redução anual significativa do consumo de energia primária nos edifícios e consequente redução das emissões de gases com efeito de estufa e a redução anual do consumo de água nos edifícios públicos em 3.608,53 m3/ ano.

O Politécnico de Leiria aguarda ainda a análise de outra candidatura para a instalação de uma central fotovoltaica para uma unidade de Autoconsumo Coletivo, englobando todos os edifícios do Campus 3 (Escola Superior de Artes e Design) a ainda as duas residências de estudantes de Caldas da Rainha.