Rede sem fios
O que é a eduroam?
O projecto eduroam (Education Roaming) tem por objetivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários. Em Portugal o eduroam tem vindo a ser tratado no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual, projeto parcialmente financiado pelo governo português, através do programa Plano de Ação para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e desenvolvido e mantido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).A e-U Campus Virtual visa a massificação do acesso online a conteúdos académicos, assim como o uso das tecnologias de acesso wireless, através do desenvolvimento de serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis dentro e fora da Universidade, para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentivam e facilitam a produção, acesso e partilha de Conhecimento.Esta iniciativa pretende congregar todas as redes das diferentes instituições de ensino superior, criando assim uma rede académica do tipo “anytime, anywhere”. O interesse no alargamento do eduroam a outras comunidades fora das fronteiras Europeias tem sido cada vez mais evidente, havendo já como resultado desse crescente interesse um primeiro eduroam não Europeu na Austrália, Japão e países da América Latina.( fonte:http://www.eduroam.pt/ ) Quem pode utilizar a eduroam? A rede sem fios do IPL integra a rede Eduroam e pode ser utilizada por todos os docentes, estudantes e funcionários que possuam uma conta de correio electrónico num organismo do IPL ou em qualquer outra instituição que tenha aderido à rede Eduroam. Do mesmo modo os utilizadores do IPL, quando em visita a instituições Eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respectivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos. Como aceder à rede sem fios?Para utilizar a rede sem fios, para além das credenciais de autenticação (username e password) numa instituição do IPL, é necessário um equipamento equipado com placa de rede sem fios IEEE 802.11b/g e software com suporte de WPA. Termos e Condições de Utilização
A utilização da rede eduroam pressupõe que cada uma das instituições a ela ligada tenha assinado e faça cumprir os termos e condições de utilização definidos pela FCCN. Este documento formaliza os moldes em que a presença na rede deve ser realizada, a nível de procedimentos, de definição de serviço a prestar e de suporte aos seus utilizadores.
Os próprios utilizadores da rede eduroam devem também seguir e aceitar os seguintes princípios de utilização:
- O utilizador é integralmente responsável pela confidencialidade das suas credenciais.
- Em caso de furto/roubo ou suspeita de perda de confidencialidade das credenciais, é da responsabilidade do utilizador reportar com a maior brevidade possível esse incidente à sua instituição de origem, com o objetivo de serem canceladas as credenciais em referência e atribuídas novas.
- Cumprir a AUP fixada e publicitada pela instituição visitada para a rede eduroam.
- Todos os utilizadores em mobilidade devem autenticar-se previamente na sua instituição de origem, para que lhe seja atribuído acesso à rede da instituição visitada.
- Os utilizadores em mobilidade só deverão iniciar tentativas de autenticação depois de certificar que as suas credenciais serão transmitidas de forma segura.
- O utilizador em mobilidade deverá estar informado que os recursos de rede que lhe são atribuídos, após a autenticação com sucesso, podem apenas cumprir os parâmetros mínimos definidos para a rede eduroam não sendo por isso de esperar o mesmo nível de serviço que encontra na sua instituição de origem.
Para obter mais informações pode consultar os seguintes endereços:
http://www.eduroam.pt/
http://www.eduroam.org/
http://www.fccn.pt/PT
Para consultar as configurações disponíveis aceda à Intranet do Politécnico de Leiria (https://intranet.ipleiria.pt).
Segurança
O que é um antivírus?
Os antivírus são softwares projectados para detectar e eliminar vírus e programas maliciosos que infectam o computador e perturbam o normal funcionamento do mesmo.
Como se propagam os vírus de computador?
Os vírus de computador propagam-se de várias formas. A Internet, Correio Electrónico e IM (MSN Messenger, Skype, …) são os meios que mais facilitam a transmissão de vírus, porém existem outras formas, tais como, as disketes, as Pen Drives (Flash Drives), etc.
Como me posso proteger?
Todos os computador do Politécnico de Leiria já possuem um antivírus instalado.
Caso utilize o seu computador pessoal na rede da escola, aconselhamos a instalação de um programa de antivírus, de maneira a proteger os seus dados de possíveis infecções.
Os programas de antivírus são pagos?
Existem no mercado antivírus grátis e antivírus pagos. Os antivírus gratuitos costumam possuir menos funcionalidades que os pagos, embora a sua eficácia possa ser comparável.
Pode encontrar uma lista de Programas de Antivírus no seguinte link.
Software
Para consultar as aplicações, portais e software disponíveis aceda à Intranet do Politécnico de Leiria (https://intranet.ipleiria.pt). Através da Intranet poderá fazer download do software utilizado no âmbito das unidades curriculares acompanhado das instruções de instalação.