Alice Portela
Alice Goudjil Portela, após terminar o Mestrado em Biotecnologia no Instituto Superior Técnico de Lisboa e iniciar a vida laboral, decidi voltar a estudar, enquanto trabalhava. Ingressei no ano letivo 2016/2017 na licenciatura de Marketing pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão e terminei no ano letivo de 2018/2019.
Uma vez que já estava numa segunda licenciatura e estava como trabalhadora-estudante, recordo-me da boa sensação de voltar a estudar e de adquirir novos conhecimentos.
Depois de ter terminado a licenciatura em Marketing, foi-me possível aplicar os conhecimentos à vida profissional. Além de fazer parte integrante da produção de azeite, com a marca Azeite Portela, consegui aliar a estratégia de marketing de forma a destacar a marca pela sua qualidade e aliá-la a produtos também de qualidade.
Sou produtora da marca Azeite Portela, um azeite virgem extra que se distingue pela sua qualidade. A marca provém de ambiente familiar, com o intuito de chegar a todas as famílias, destacando-se pelos seus aromas e sabores notavelmente positivos. Assim, além de fazer parte da produção, monitorizando os nossos parâmetros ao nível do olival ao longo do ano e depois avaliando o produto final, delineio a estratégia de marketing.
A nível profissional considero que a Licenciatura em Marketing é bastante completa e versátil, pois além dos conhecimentos diretamente relacionados ao Marketing, consegui aprender conceitos gerais de gestão, contabilidade e direito. Todos estes conceitos foram necessários e aplicáveis ao meu contexto profissional, por isso o contributo foi extremamente positivo. Além disso, no Politécnico de Leiria o contacto que existe entre docente e aluno é muito próximo. Atualmente, ainda mantenho contacto com alguns docentes e quando tenho dúvidas sobre algo, existe sempre abertura para tirar dúvidas sobre o assunto.
A nível pessoal, como referi fui trabalhadora-estudante enquanto estive no Politécnico de Leiria, e nem sempre me foi possível estar presente nas aulas. Foi um percurso diferente e por vezes cansativo pois os meus objetivos eram altos, uma vez que não queria apenas ter mais um curso. Digamos que foi uma forma de superação pessoal.
Na minha opinião a Rede Alumni pode vir a ser uma ótima plataforma de networking, promovendo oportunidades profissionais, através da realização de eventos, por exemplo. Tive conhecimento da Rede através de um familiar, e não diretamente através do Politécnico de Leiria, por isso penso que se contactassem diretamente os alumni seria interessante e poderiam ter mais adesão. Reparei que na secção de Antigos Estudantes Empreendedores fazem uma breve apresentação dos projetos, mas poderiam também fazer ligação para o website ou respetivas redes sociais.