Testemunhos

Ana Reis

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Comunicação Social e Educação Multimédia

Ano de conclusão

2013

Chamo-me Ana Reis e depois de uma grande viragem na minha vida decidi aproveitar o programa M23 e voltar a estudar. Optei pelo curso de Comunicação Social e Educação Multimédia (CSEM) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), que frequentei entre 2010 e 2013.

Já se passaram alguns anos, mas o tempo que passei na ESECS vai ser sempre lembrado por mim como o meu ponto de viragem. As pessoas que conheci, a formação que recebi prepararam-me e ajudaram-me a mudar o meu futuro.

Como fui trabalhadora/estudante não estive tão presente como outros colegas em todos os momentos da escola. No entanto, e apesar do estatuto, orgulho-me de ter conseguido terminar a licenciatura em três anos. Este orgulho não é só pessoal, pois não o consegui sozinha, mas sim com ajuda de colegas e professores que compreenderam a situação em que me encontrava, providenciando apontamentos e materiais que poderiam ser consultados à posteriori.

Durante o meu percurso académico consegui ainda participar no Programa Erasmus, que me levou a passar um semestre em Lodz na Polónia. Foi aqui que descobri a minha paixão por viagens e novas culturas. Desde então percebi que o que queria fazer passava por viajar.

Depois de terminar o curso em 2013 participei num projeto de Serviço de voluntariado Europeu, que me deu a oportunidade de viver um ano na Roménia, junto das comunidades ciganas. Dei aulas de Inglês e Português, participei na criação de plataformas digitais para a promoção do projeto, bem como na realização de uma campanha mediática com o nome “Another Brick in the Wall”, através da qual tentámos chamar a atenção para a discriminação entre romenos e ciganos. A experiência de voluntariado faz-nos perceber o quão pequenos somos relativamente ao mundo que nos rodeia.

Findo o projeto voltei a Portugal, onde trabalhei em retalho enquanto procurava novos projetos para realizar fora do país. Após alguma pesquisa, consegui colocação numa das escolas básicas chinesas a lecionar inglês. Desde Setembro de 2015, é o que faço. Estas palavras foram escritas entre aulas, na China. As turmas aqui são bastante grandes e a minha aula é direcionada para a expressão oral na língua inglesa.

Mudar-me para a China foi o maior choque cultural que já tive, mas também o mais importante, já que me levou a perceber que gosto bastante de ensinar e transmitir aos meus alunos pedaços da cultura portuguesa e europeia.

Como tenho conseguido viajar bastante, para além das aulas escrevo também um blogue sobre as minhas aventuras pela Europa de Leste e agora pela China. Se quiserem dar uma espreitadela é só irem a evsanablog.blogspot.com. É um projeto próprio que ainda está em desenvolvimento, já o que o tempo para a escrita não tem sido muito.

O Politécnico de Leiria foi o ponto de partida para o resto da minha vida. As pessoas que conheci, a formação que recebi levaram-me a estar onde estou e a sentir bastante orgulho em pertencer a esta grande família. Estou a ponderar estudar novamente e fazer uma licenciatura ligada à educação.

Espero continuar a receber mensagens e contactos por parte da Rede IPLeiri@lumni, de modo a saber o que se vai passando por esses lados e também para receber potenciais projetos em que possa participar.

Para concluir agradeço a oportunidade de poder dar o meu contributo para a Rede e desejo os maiores sucessos académicos a todos os alunos e que o Politécnico de Leiria continue a ser uma escolha de referência regional e nacional.