António Marto
O meu nome é António Miguel Marto e frequentei o curso de Gestão Turística e Hoteleira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. Iniciei a licenciatura em 2011 e terminei em 2015.
Enquanto aluno do IPLeiria, vivi grandes momentos que nunca serão apagados da minha memória. Mas sem dúvida, que nunca esquecerei o ambiente de proximidade entre alunos e professores que se vive na ESTM-Peniche.
O meu percurso dentro da IPLeiria teve início em 2010 quando entrei na ESTG no curso de Gestão de Empresas em regime pós-laboral. Foram dois anos em que conjuguei o curso com mais dois trabalhos, ou seja, tempos de grande sacrifício. Em 2012 decidi mudar a minha vida e fui estudar para a ESTM. Sempre tive o desejo e a vontade de profissionalizar as minhas motivações ligadas ao Turismo.
Desde que entrei na ESTM, procurei saber uma pouco mais do que era obrigação. A minha maturidade trazida pelo trabalho fez toda a diferença no relacionamento com os professores e no foco nos meus objetivos académicos.
Atualmente, estou envolvido em diversos trabalhos, mas destaco o desenvolvimento da Associação Fórum Turismo 2.1, que pode conhecer mais em detalhe em www.forumturismo21.org.
A Associação Fórum Turismo 2.1 é um projeto recente e muito aliciante, constituindo uma Associação que está a descobrir o caminho para a diferença e sustentabilidade financeira. Em termos práticos, o meu trabalho passa pelas mais diferentes tarefas, desde reuniões comerciais, a apresentações, construção de protocolos institucionais, realização de eventos, captação de associados, etc. Ultimamente, tenho estado mais focado numa ótica de empregabilidade, tendo desenvolvido a Bolsa de Empregabilidade que se realizou no passado dia 4 de março de 2016 na BTL- Feira Internacional de Turismo. Esta iniciativa identificou mais de 800 postos de trabalho e contou com a participação de mais de 2 mil jovens desempregadas e algumas das mais conhecidas e influentes empresas de Turismo nacionais como sejam a TAP Portugal, Pestana Hotels Group, Vila Galé Hotéis entre outras. Aqui pode aceder à notícia mais em detalhe: www.rtp.pt/play/p2226/e226944/telejornal/485924
Para além do trabalho no Fórum Turismo 2.1, tenho também o meu próprio projeto. Ainda que esteja em embrião, estou a desenvolver uma empresa focada na organização de viagens de estudantes universitários a locais de interesse profissional, uma espécie de agência corporate para jovens universitários. Em 2015 e 2016 levei mais de 450 jovens das mais diferentes universidades do país a conhecer a FITUR e a cidade de Madrid
Para além disto, aos fins-de-semana trabalho num restaurante de Lisboa-Chiado, que me faz alimentar as energias de quem sempre utilizou a hotelaria e a restauração para pagar os seus estudos.
Nunca me esqueço que uma das primeiras frases que ouvi quando fui apresentado no trabalho onde me encontro atualmente, e quando se referiam à escola de onde vinha, diziam “essa universidade é fraquinha”. Para mim, podem dizer o que quiserem, pois a qualidade da escola está no valor que produz em termos de formação e os seus alunos são o espelho disso. Por isso, todos os dias que vou para o trabalho, faço o melhor para demonstrar que a escola que diziam ser fraquinha teve a qualidade de formar um profissional que diariamente dá provas que o limite não existe! Não tenho palavras para descrever o quanto cresci, aprendi e fiz crescer dentro desta grande casa que é o IPLeiria.
Já faz tempo que tenho vindo a ter contacto com a Rede IPLeiri@lumni. Espero que seja uma ferramenta que continue a perpetuar no tempo o ambiente vivido dentro do IPLeiria. Para o seu desenvolvimento, sugiro que se mantenha ativa, apresentando diferentes casos de distinção dentro das diversas áreas de formação do IPLeiria. Proponho, ainda, que organize anualmente um evento com a apresentação pública destes casos de sucesso. Para terminar espero que a Rede consiga crescer e ajudar o IPLeiria a crescer em simultâneo.