Testemunhos

Daniela Marques

Escola

Design para a Saúde e Bem-Estar ESAD.CR

Curso

Mestrado.

Ano de conclusão

2023

Sou a Daniela Marques e frequentei a ESAD.CR de 2017 a 2023. Durante este tempo frequentei a licenciatura em “Design Gráfico e Multimédia” (2017-2020) e a primeira edição do mestrado “Design para a Saúde e Bem-Estar” (2020-2023).

Sei que o tema das memórias é sensível, mas guardo com carinho as atividades de praxe (jantares, desafios, atividades de solidariedade, etc.) e as pessoas que conheci derivado desses momentos. Sendo as Caldas da Rainha muito artística, as pessoas que pertenciam à praxe eram poucas, e isso fazia com que as praxes não fossem realizadas por curso, mas ao nível da escola. Assim, tive oportunidade de conhecer pessoas diferentes de todos os cursos e criar relações de amizade com elas. Algumas dessas amizades ainda se mantêm hoje, e algumas já se tornaram família.

Recordo os dias intensivos junto à Oficina Digital, onde “abancávamos” para criar todo o tipo de trabalhos. As épocas de entrega de trabalhos eram sem dúvida caóticas, mas tínhamos sempre a ajuda do Paulinho, Ricardo e Joni para garantir a melhor qualidade do produto!

Além disto há professores que moldaram a minha carreira profissional e académica! Ainda mantenho o contacto com alguns deles e quando visito a ESAD.CR tento reencontrá-los.

A nível mais pessoal, tive a oportunidade de ser chairperson do Concelho de Estudantes do Politécnico de Leiria na RUN-EU a partir de 2021. Este cargo, que foi uma surpresa para mim acabou por mudar a minha vida. Inicialmente uma pessoa que não se ambientava muito ao inglês, acabou por se tornar fluente e viajar pela Europa! Visitei Leeuwarden nos Países Baixos, Limerick na Irlanda, Vorarlberg na Áustria (onde realizei uma missão de investigação), Estrasburgo e Versailles na França. Criei amizades duradouras com a equipa de representantes das várias instituições e reitero, muitas vezes, que foram a melhor equipa com quem colaborei até hoje.

No ano de término do mestrado, dois meses antes de entregar a dissertação surgiram duas possibilidades:1) fui selecionada para uma bolsa de investigação no LIDA, e 2) recebi uma proposta de trabalho na Deloitte Portugal. A escolha pela segunda opção, e a motivação para começar a trabalhar como designer acabaram por atrasar a entrega da dissertação e consequente defesa da mesma. Por isso, após o término do mestrado, que só ocorreu quase um ano depois mantive-me na empresa durante mais uns meses e candidatei-me e fui aceite no Doutoramento em Design.

Atualmente sou estudante de Doutoramento em Design na Universidade do Porto. O projeto doutoral que estou a desenvolver tem a colaboração de Departamentos de Saúde Pública das ULS Região de Leiria e ULS do Oeste. Este projeto é financiado pela FCT, pelo que se tornou a minha prioridade. Num futuro próximo espero poder exercer como professora universitária.

Sou chairperson do Conselho de Estudantes da Universidade do Porto (a nível local) na aliança universitária EUGLOH.

Tenho frequentado vários cursos disponibilizados por esta aliança no âmbito de Saúde Global, complementando os conhecimentos que adquiri no meu mestrado.

Apesar de neste momento ser apenas Alumni, e de já ter terminado o meu tempo como Alumni Advisor, gostaria de partilhar que neste último ano fiz parte da organização da European Student Assembly, que ocorreu presencialmente de 26 a 29 de maio 2025, no Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Mais do que dois cursos, esta instituição deu-me ferramentas e capacidades para construir um bom futuro enquanto designer.

A possibilidade de participar na RUN-EU e contribuir para o seu desenvolvimento, ajudou-me também a desenvolver competências de comunicação e liderança que são muito valorizadas atualmente em qualquer esfera social e profissional.

A rede alumni pode conectar-me com outros antigos alunos e ajudar-me a participar em eventos onde possamos contribuir com as nossas competências para um desenvolvimento sustentável da instituição.

Acho que ainda tenho de me ambientar antes de apresentar sugestões, mas, desde já, criar um local onde possamos comunicar com antigos estudantes (e talvez estudantes atuais) sobre oportunidades de emprego e partilha de conhecimentos. Também acho uma boa prática que quando existam sessões ou conferências nas escolas os antigos estudantes também possam participar de alguma forma, nem que seja para divulgar a Rede.