Testemunhos

Rui Lopes

Escola

ESTM

Curso

Mestrado. Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

Ano de conclusão

2021

A 1ª Licenciatura que frequentei foi em 2002/03 em Marketing e Comércio Internacional na ESTG. No 2º ano pedi transferência para Gestão Turística e Hoteleira da ESTM. Em 2014 voltei a estudar na Licenciatura em Dietética e Nutrição da ESSLei. Em 2018 regressei a Peniche para o programa de Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar que concluí em 2021.

Quase não interrompi essas memórias, pois são quase 20 anos a estudar, a aprender e conviver com a comunidade do Politécnico de Leiria. Mas as memórias da 1ª matrícula são mais ricas em vivências de convívio e camaradagem (apesar de na época já ter 24 anos, ser sócio num restaurante e um filho que nasceu no ano em que comecei a estudar).

Poderei falar do meu percurso profissional nos últimos 20 anos, em que sempre trabalhei e estudei (uma breve interrupção de 3 anos, entre a 1ª e a 2ª licenciatura).

Conciliar a vida de empresário com os estudos nem sempre foi uma tarefa fácil, particularmente quando se tem um filho e uma família, uma empresa para gerir com salários para pagar. Mas com vontade de aprender supera-se o esforço e tudo se torna mais fácil. Fui proprietário de um restaurante durante alguns anos em sociedade, e a meio dessa experiência empresarial fui convidado para começar a dar aulas no ensino profissional, atividade que mantive até 2019. Portanto durante 17 anos consecutivos para além de ser professor do ensino profissional e dar formação no setor do turismo, concretamente em hotelaria e restauração, estudei e dediquei-me à atividade de consultoria para outras empresas. Pelo meio deste período comecei a dedicar-me um pouco à investigação na área alimentar, e quando voltei a fazer a minha segunda licenciatura aprofundei essa atividade de investigação com medronho. Já tinha nessa altura um projeto de inovação com o Pão de Medronho®, ao qual me tenho dedicado muito nos últimos anos motivado pelo sucesso que tem tido. Durante estes 20 anos estive sempre ligado a atividades associativas na minha aldeia (Maljoga de Proença-a-Nova), e de voluntariado em Leiria, para além de uma participação ativa de cidadania. Entretanto fui convidado como Docente Assistente Convidado na EssLei do Politécnico de Leiria, e constituir a minha empresa de inovação e investigação alimentar e nutricional, a Medronho & Canela, que para além da consultoria e assessoria nestas áreas é o braço empresarial da marca Pão de Medronho que já se encontra no mercado.

Sou nutricionista, dedico-me às atividades da empresa (investigação, inovação, consultoria e assessoria alimentar e nutricional) que é uma Spin-off do Politécnico de Leiria, dedico algum tempo à investigação, e à semelhança de anos anteriores devo voltar a lecionar umas horas na ESSLei no 2º semestre.

Continuo a dedicar-me às atividades associativas e de voluntariado, agora também um pouco ligado à cidadania política, costumo escrever alguns artigos de opinião sobre gastronomia, alimentação e nutrição. Tenho um projeto novo que é o “comeres da terra” ® que visa dar palco e promover os produtos alimentares de origem local, contribuindo para uma alimentação mais sustentável e mais saudável.

Sem estes meus quase 20 anos de ligação ao Politécnico de Leiria eu não me teria tornado nunca no profissional e na pessoa que sou hoje, não teria alcançado os projetos e o sucesso que eles representam hoje em dia. Devo muito ao Politécnico de Leiria e a muitos dos professores e colegas com quem trabalhei durante estes quase 20 anos.

Espero que possa dar voz a esta Rede muito importante para os antigos estudantes que ficam para o resto da vida ligados e esta grande instituição que todos ajudamos a construir.