Francisca Mendes
O meu nome é Francisca Mendes e sou licenciada em Serviço Social pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, onde estudei entre 2015 e 2018. De seguida realizei uma Pós-Graduação, na área da Gestão de Organização. Mais recentemente, em 2024, concluí, também nesta instituição, o mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social.
Antes de ingressar no Politécnico de Leiria, tive uma breve experiência noutra academia. No entanto, foi apenas ao chegar à ESECS que senti verdadeiramente que estava no caminho certo. Aqui encontrei um verdadeiro sentimento de pertença, e que marcou profundamente a minha relação com a instituição e com o percurso académico.
Do meu tempo de estudante, guardo com a disponibilidade dos docentes, que sempre demonstraram uma grande proximidade e compromisso com os seus alunos. Muitos deles tornaram-se, ao longo do tempo, figuras de referência, que, hoje, considero como amigos e com quem mantenho contacto até hoje. Esta relação foi determinante para o meu crescimento pessoal e profissional. Ainda hoje, no decorrer da minha prática profissional, sei que posso contar com o apoio e orientação de alguns desses docentes, o que reforça a ligação duradoura que construí com o Politécnico de Leiria. Para além disso, levo também grandes amizades que nasceram entre colegas e que se mantêm até aos dias de hoje — laços que se fortaleceram dentro e fora da sala de aula, e que são uma parte essencial da minha memória académica.
Depois de terminar a licenciatura, integrei a equipa técnica de um CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social –, tendo mais tarde assumido funções como Assistente Social em duas Instituições com intervenção nas áreas da velhice, infância e migrantes. Atualmente, desempenho funções como Coordenadora Técnica de uma nova geração de CLDS ‘s, dando continuidade ao meu percurso na área da intervenção social comunitária.
Hoje sei, que o Politécnico de Leiria teve um papel muito significativo na minha formação. Para além da sólida preparação académica, os docentes foram uma fonte de inspiração, ajudando-me a construir a minha identidade profissional e a definir os valores com que hoje exerço a minha atividade.