Testemunhos

Frederico Olaio

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Tradução/Interpretação Chinês-Português

Ano de conclusão

2019

O meu nome é Frederico Olaio, fui aluno do curso de Tradução e Interpretação Português-Chinês na ESECS, entre 2015 e 2019.

As memórias mais vívidas que tenho do meu tempo de estudante estão ligadas aos momentos de convívio com os colegas chineses que estudavam na instituição. Devo muito a todos eles.

O meu percurso após a conclusão do curso é uma longa e imprevisível história. Imediatamente após a conclusão do meu estágio no Consulado de Portugal em Xangai, fui convidado para ser professor de língua portuguesa no Instituto de Chengdu da Universidade de Estudos Internacionais de Sichuan. Nessa altura o ano letivo foi interrompido pela ocorrência do COVID, altura na qual me encontrei acidentalmente de volta a Portugal. Terminei o ano em regime de aulas online, e o interesse pelo trabalho remoto ficou. Comecei a trabalhar em traduções em regime de freelancer, com várias empresas da China e de Macau. Esta liberdade permitiu-me viajar pelo mundo de mochila às costas, dedicar tempo à minha paixão da escrita, e até agora publiquei duas obras de ficção. Foi também durante este período que me integrei na rede europeia de projetos Erasmus+, e aos poucos fui transitando de participante para facilitador. Atualmente tenho o meu próprio grupo informal em Portugal através do qual escrevo projetos para realizar em vários países.

Todas estas ocupações convivem atualmente umas com as outras, permitindo-me viver a vida que se adequa ao meu espírito irrequieto e de aventura.

Como referi antes, o meu maior projeto em termos que vão além da esfera profissional é a escrita. Apesar de não saber se devo classificar este projeto enquanto hobby ou trabalho, o tempo e dedicação que invisto na publicação dos meus livros faz com que considere esta uma grande parte da minha vida. As minhas obras estão disponíveis na língua portuguesa e língua inglesa.

As minhas concretizações de vida são indivisíveis do meu percurso no IPLeiria. Foi graças às oportunidades e formação que obtive nesta instituição que quebrei as minhas correntes e fui exposto a outras possibilidades de vida, nomeadamente com o período de estudos na China e em Macau. Abriram-me portas a nível pessoal e profissional que expandiram os horizontes do que eu acreditava ser possível.

Ao integrar a Rede Alumni do Politécnico de Leiria, espero estar mais informado dos acontecimentos e possibilidades de expandir ligações aqui, em Leiria.